Design Thinking para eventos: soluções criativas para melhorar a experiência de seus participantes

Design Thinking é uma metodologia usada por designers de todo mundo! Sim, já imagino você dizendo “Mas eu não sou designer. Como isso pode me ajudar a melhorar a experiência dos meus participantes?” Calma, que a gente já te explica!

O Design está por toda parte, resolvendo os problemas do nosso dia a dia. Vamos imaginar que, se sua casa não tivesse um botão (interruptor) para acender a luz, teríamos um problema, não é mesmo? Você ficaria sem luz elétrica e, ao escurecer, ficaria no escuro. Muito provavelmente, você irá ligar uma lanterna ou acender uma vela. O interruptor ou o botão que faz a luz acender, é uma solução de Design. Ao começar a observar o que temos em volta, podemos identificar várias outras soluções de design que resolvem nossas dores sem perceber.

O exemplo acima faz parte de um processo. Aplicar o Design Thinking para eventos em seu processo, pode melhorar a experiência dos seus participantes, trazer inovações e sair na frente dos seus concorrentes.

Por isso, fique com a gente e descubra:

  • O que é Design Thinking?
  • Por que usar o Design Thinking para eventos
  • Implementando o Design Thinking para eventos

O que é Design Thinking?

“A ideia é entrar na vida do consumidor e procurar ditar comportamentos e necessidades futuras.” Essa é a definição de Design Thinking pelo Sebrae.

O Design Thinking é centrado no ser humano. Como organizador de eventos, você precisa descobrir quais são as necessidades e problemas que seus participantes enfrentam, e propor soluções que melhorem a experiência de forma criativa e inovadora.

Sendo assim, o designer precisa criar processos, produtos e soluções que resolvam problemas e necessidades da sua persona. Para isso acontecer, o designer precisa ter:

  • Empatia: se colocar no lugar da sua persona para compreender a sua perspectiva
  • Experimentação: juntar o maior número possível de ideias e usar as melhores
  • Prototipação: Criar modelos de soluções/ideias e analisar se é viável, desejável e praticável.

A função do designer não está ligada apenas à estética, mas na descoberta dessas soluções focada na experiência das pessoas.

É possível usar o Design Thinking em meu evento? Sim, é possível e vamos te mostrar a seguir!

Por que usar o Design Thinking para eventos?

O primeiro motivo para usar o Design Thinking para eventos, é se colocar à frente de seus concorrentes. Isso significa que, o cliente final, vai desejar suas soluções e, consequentemente, você terá mais público em seu evento, resultando em mais inscrições.

Além de potencializar seus lucros, o segundo motivo, é que o Design Thinking para eventos irá envolver mais ideias vindas de todas as áreas da sua empresa. Quanto mais ideias, melhor! Isso fará com que seu negócio cresça e inove do mercado, além de gerar uma valorização e produtividade satisfatória em seu time. 

Implementando o Design Thinking para eventos

Como podemos ver anteriormente, a empatia é a primeira etapa do Design Thinking para eventos. O seu objetivo é descobrir suas dores e necessidades da sua persona.

Seus esforços devem ser para buscar uma solução que resolva essas dores e necessidades, sem colocar uma “venda” nos seus olhos. Esteja livre e aberto para ouvir, inclusive as críticas, ou seja, não esteja na defensiva. Seja empático.

Vamos começar a implementar o Design Thinking para eventos:

Descoberta

O ponto de partida é saber quem é a sua persona, como vimos anteriormente. Analisar Dados e Criar Pesquisas podem te ajudar a descobrir as dores e necessidades da sua persona.

Está criando um evento novo? Envie uma pesquisa para potenciais participantes em grupos de Facebook ou visitantes do seu site.

Seu evento já existe? Envie uma pesquisa para participantes de outras edições.

Para essa pesquisa, procure saber:

  • Como conheceram seu evento
  • Se já participou do seu evento e qual foi a sua experiência
  • Se já participou de eventos semelhantes ao seu, e qual foi a sua experiência

As perguntas dessa pesquisa devem estar alinhadas ao seu objetivo de descoberta.

Definição

Chegou a hora de analisar as informações coletadas e entender os problemas em comum de cada resposta. Traçar a jornada vai te ajudar entender os pontos que precisam ser melhorados ou solucionados.

Faça um brainstorming* com a equipe pensando nessas soluções. Nesta fase, ideia é ideia, e não devem ser descartadas. Sendo assim, sua equipe deve estar confortável em poder falar e expor a sua ideia, sem julgamentos ou constrangimentos.

* Glossário de Marketing: Brainstorming é uma técnica usada para levantar ideias de soluções de problemas. Ou, ainda, para criar coisas novas. Saiba mais

Vamos supor que, na pesquisa, os participantes apontaram uma superlotação no espaço ou falta de lugares no seu congresso. Usar o Minhas Inscrições para controlar a quantidade de inscrições vai resolver o seu problema (e a do seu participante), com maior controle na quantidade de vagas do seu evento, e melhorar a experiência e o conforto de seus participantes.

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Desenvolvimento

Com o Brainstorming finalizado, chegou a hora de definir as melhores ideias, e analisar a viabilidade para colocá-las em prática, ou seja, criar um plano para poder implantá-las.

  • Qual o custo para implantar essa ideia?
  • Qual o prazo para finalizar essa implantação?
  • É possível fazer parcerias e reduzir custos?
  • Como essa ideia será testada?
  • Quem vai acompanhar esse processo?
  • Essa ideia vai resolver mesmo esse problema?
  • Quais são os ganhos para o participante?
  • Quais são os resultados para o negócio?

Entrega

Com todas as ideias com seu plano de implantação, chegou a hora de avaliar a viabilidade de cada uma delas. As ideias viáveis poderão seguir para a fase de teste.

Nesta fase de teste, a ideia é analisar se funciona e coletar feedbacks para melhorar a experiência. Testar novamente até chegar no resultado esperado.

Você pode ter mais de uma ideia/solução sendo testadas em seus eventos. Neste caso, a atenção deve ser redobrada para prever erros e solucioná-los em seguida. 

Documentar os processos podem te ajudar a evitar erros humanos. Assim, você garante que aquele processo será seguido independentemente do profissional que estiver cuidando dessa operação.

E aí, está pronto para implantar o Design Thinking para eventos?

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre Design Thinking. Agora você está preparado para descobrir as dores e necessidades de sua persona, e criar soluções que melhorem a experiência de seus participantes.

O que vimos ao longo deste conteúdo:

  • O que é Design Thinking?
  • Por que usar o Design Thinking para eventos
  • Implementando o Design Thinking para eventos

Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo, que responderemos às dúvidas de todo mundo.

Além disso, aproveite para conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse como organizador:

Até a próxima!

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