Funil de vendas para eventos é uma ferramenta indispensável para todo organizador e produtor de eventos que deseja impulsionar seus resultados.
Ele é um recurso que pode transformar da água para o vinho os resultados de seus eventos a partir de hoje, após ler este conteúdo.
Isso porque separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto, para sair daqui e colocar em prática o mais rápido possível.
Por isso, continue a leitura até o final para aprender:
- O que é funil de vendas?
- O que é funil de vendas para eventos?
- Benefícios de fazer um funil de marketing
- Exemplo de um funil de vendas para eventos, na prática!
Preparado?
Então, vamos lá!
O que é funil de vendas?
Funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo de vendas estratégico que representa toda a jornada de compra dos clientes, desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Geralmente, ele é divido em três etapas: topo, meio e fundo.
Vale ressaltar que as etapas do funil de vendas estão diretamente ligadas com a jornada de compra dos clientes de um negócio.
Por isso que cada etapa do funil possui suas próprias estratégias para que o cliente se convença ao longo do percurso de que a solução do seu negócio é a melhor escolha.
Quando nos referimos ao setor de eventos, é convencer o seu público-alvo de que vale a pena se tornar um participante de seu evento, onde no topo do funil ele irá se deparar, no meio ele irá querer conhecer mais, e, no fundo, comprar o ingresso ou inscrição.
Calma, que para ficar mais simples o entendimento, detalharemos cada uma delas abaixo.
Vem com a gente!
Topo do funil (ToFu)
O topo do funil (ToFu), em inglês top of the funnel, é a primeira fase de um funil de marketing/vendas, ou seja, é a parte mais larga que possui mais pessoas.
É nesta etapa inicial que você precisa despertar o interesse deles, em outras palavras, chamar sua atenção para conhecerem que o seu evento existe e vale a pena saber mais sobre, por exemplo.
Como dissemos, cada etapa requer estratégias próprias para que esses visitantes se tornem clientes em um futuro próximo.
No topo do funil devemos pensarem quais são os melhores meios e canais para chamar a atenção do público assertivamente.
Em quais redes eles estão mais presentes? Instagram? Facebook? TikTok?
A partir deste mapeamento, é preciso definir as estratégias de marketing ideais para chamar atenção desta audiência. Seja por meio da criação de conteúdo e anúncios nestas plataformas.
Lembre-se sempre, como diz o ditado popular: “a primeira impressão é a que fica”. Então, cuide para que esse primeiro contato seja o melhor possível em todos os quesitos, principalmente atendimento.
O seu objetivo é sempre fazê-los darem o próximo passo, passarem para a próxima etapa do funil de vendas, o meio do funil.
Meio do funil (MoFu)
O meio do funil, em inglês middle of the funnel, é a segunda etapa de um funil de vendas, ele é o responsável por fornecer mais informações ao visitante para que o mesmo se torne um lead.
Um lead nada mais é que um potencial comprador de um negócio. De um modo mais concreto, é uma pessoa que forneceu suas informações de contato em troca de alguma oferta realizada pela empresa.
Por exemplo: acessar um ebook gratuito sobre um tema de seu interesse, cupom de desconto, curso gratuito, pdf’s, planilhas, etc.
Até aqui já dá para ter uma ideia do que você, como um organizador de eventos, pode fazer para tornar um visitante em um participante ativo de seu evento, não é mesmo?
Calma, que caso a resposta tenha sido não, nos próximos tópicos daremos exemplos na prática de um funil de vendas para eventos.
Então, continue a gente!
Fundo do funil (BoFu)
O fundo do funil, em inglês bottom of the funnel, é a fase onde a empresa deve fazer o lead tomar a decisão de compra, e se tornar, de fato, um cliente do negócio.
No setor de eventos, seria o equivalente a transformá-lo em um participante, ou seja, fazê-lo realizar a compra do ingresso.
Aqui, você precisa saber que cada pessoa tem o seu próprio tempo para percorrer o funil de vendas.
Umas podem demorar dias, outras, meses…
Tudo dependerá do tipo de produto que você oferece, e do valor, que quanto mais caro, mais a pessoa precisará pensar e analisar para que seu dinheiro não seja gasto à toa.
No fundo do funil, o lead já sabe que a empresa tem a solução para o seu problema apresentado nas etapas anteriores.
Agora, ele só está ponderando as opções e avaliando qual vale mais a pena.
Essa etapa você precisa apresentar todos os benefícios em participar de seu evento, por exemplo, o que irá perder caso não venha a participar.
O que é funil de vendas para eventos?
O funil de vendas para eventos é o funil de marketing tradicional aplicado para o setor de eventos. Incluindo o topo, meio e fundo. O que irá variar são as estratégias usadas ao longo do percurso.
Até aqui já dá para ter uma ideia, de quais ações e práticas você pode tomar para que o seu funil de vendas proporcione bons resultados.
Mas nada melhor do que algo, na prática, e exclusivo para os leitores do Blog Minhas Inscrições!
Então, vem com a gente!
Exemplo de um funil de vendas para eventos, na prática!
O primeiro passo, antes de iniciarmos as estratégias do topo de funil, é entender a fundo sobre o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você quer atingir para se tornarem participantes de seu evento.
Público-alvo, basicamente, é um grupo de pessoas com perfis parecidos para quem uma empresa direciona suas estratégias e campanhas.
A definição correta da audiência, faz a empresa economizar seus esforços de tempo e dinheiro, já que suas estratégias de marketing aparecerão exatamente para quem deve aparecer.
Por isso, seu estudo de público-alvo, precisa incluir algumas informações, como:
- idade;
- gênero;
- escolaridade;
- estilo de vida;
- região que mora;
- ocupação;
- quais redes sociais mais acessam;
- quais perfis mais seguem;
- quais são os influencers que acompanham;
- em qual rede social passa a maior parte do tempo;
- entre outros.
Agora que você tem essas informações em mãos, vamos para cada etapa na prática!
Funil de vendas para eventos: topo do funil (ToFu)
No topo do funil você precisa mapear quais as redes sociais que seu público está mais presente, e criar um perfil em cada uma delas.
Dependendo do tamanho do seu negócio, fique com duas ou três mais acessadas por eles, para que você não se sobrecarregue e não fique um perfil superficial e vago, por falta de mão de obra.
Supomos que o Instagram e TikTok sejam as redes que o seu público acesse diariamente. Agora, o próximo passo é pensar em quais tipos de conteúdos são capazes de chamar atenção dessas pessoas.
Lembrando que o conteúdo deve ter ligação direta com o assunto que o seu evento aborda, para que ao longo do funil você consiga fazer a ponte para que o mesmo se torne um participante, ou até mesmo, fã do seu evento.
Imaginemos que o seu evento seja esportivo, uma maratona para facilitar. Você poderia criar conteúdos que se relacionam com o tema: maratona.
Reúna as principais dúvidas sobre o assunto, e crie vídeos curtos para o TikTok, por exemplo, ou imagens para o Instagram.
Desta forma, você chamará atenção de pessoas que curtem esporte, com foco em corrida, e caso o conteúdo seja interessante e engajador, essa pessoa distraída vendo vídeos no TikTok, se tornará participante do seu evento, em um futuro próximo.
Funil de vendas para eventos: meio do funil (MoFu)
A pessoa agora se tornou uma seguidora em suas redes sociais, e acompanha tudo o que você posta.
O próximo passo é buscar obter mais informações sobre essa pessoa, como seu nome, email, celular ou outras informações mais relevantes dependendo de sua estratégia e negócio.
Mas, tudo tem um preço, não é mesmo?
Para essa pessoa fornecer suas informações pessoais, é preciso convencê-la por meio de uma oferta, de preferência que seja gratuita, já que provavelmente, ela ainda não está preparada para comprar de você.
Nesta etapa você pode oferecer:
- ebook;
- curso;
- pdf’s;
- planilhas;
- treinamentos;
- grupos vips;
- entre outros.
Lembre-se que o assunto abordado desta “isca digital” ou “recompensa digital” – como é chamado no mundo do marketing digital – deve ser um tema relacionado com o seu evento.
Ou seja, se o seu evento é de carreiras, você poderia criar um ebook com o assunto: os primeiros passos para descobrir qual a sua carreira ideal, por exemplo.
E claro, deve ser um tema de interesse para o seu público-alvo, caso contrário, ninguém irá baixar ou assistir – caso seja um curso, por exemplo – e isso se tornará um desperdício de dinheiro e tempo.
Funil de vendas para eventos: fundo do funil (BoFu)
A pessoa se interessou pela sua isca digital, forneceu os seus dados e leu seu ebook sobre carreira.
O próximo passo, e último, é fazê-la se tornar uma participante de seu evento – que seguindo o nosso último exemplo, seria de carreiras.
Aqui, existem várias possibilidades.
Uma delas, e a mais utilizada pela maioria dos negócios, é utilizar o famoso email marketing.
Na prática, seria enviar uma sequência de emails após alguns dias da pessoa ter baixado seu ebook, por exemplo, fazendo o convite para participar da próxima edição de seu evento.
Aqui é preciso utilizar gatilhos de vendas para incentivar a pessoa a comprar o mais rápido possível, e mostrar o quanto ela irá perder se não comprar o ingresso ou inscrição.
Outra estratégia interessante, é utilizar o próprio whatsapp ou grupos no telegram para fazer a oferta.
Isso porque são aplicativos muito utilizados, e é possível enviar o link do seu evento no Minhas Inscrições, o que pode facilitar e muito a venda.
Até aqui você viu que, de fato, fazer um funil de vendas para eventos não é uma tarefa tão simples, não é verdade?
São muitos passos e tarefas ao longo do funil, mas que podemos afirmar, vale a pena o esforço, principalmente a longo prazo.
É nítido a diferença entre as empresas que fazem e as que não fazem.
Para mostrar que realmente vale a pena o investimento nesta estratégia, confira abaixo as principais vantagens de fazer um funil de vendas/marketing.
Benefícios de fazer um funil de vendas
Poderíamos listar todos os benefícios de fazer um funil de vendas, mas isso certamente daria um livro.
Para facilitar as coisas, separamos os principais abaixo, veja:
- melhor previsão dos resultados;
- aumento da produtividade de modo geral da empresa e das equipes de marketing e vendas;
- melhor aproveitamento das oportunidades de venda;
- melhora no relacionamento com o público, já que antes de vender, você o ajudará por meio dos conteúdos;
- otimização do ciclo de vendas;
- maior assertividade nas estratégias de marketing;
- entre outras.
E aí, pronto para fazer o seu funil de vendas para eventos?
Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas sobre o funil de vendas para eventos. Mas, caso tenha ficado alguma, não hesite em deixar nos comentários abaixo, que responderemos todo mundo.
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Até a próxima!