O Dia dos Pais está chegando e nada melhor do que comemorar esse dia com o nosso heroi e homenageá-lo. Mas essa data tão importante chega e o seguinte questionamento também: como e quando surgiu? Por que é comemorado em agosto?
Então leia até o final e saiba mais sobre:
- Como surgiu o Dia dos Pais?
- Mas e no Brasil, como surgiu essa celebração?
- Bônus MI.
Como surgiu o Dia dos Pais?
Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também foi criado para homenagear o seu ente querido. O Dia das Mães, nos Estados Unidos, foi solicitado em 1905 e oficialmente celebrado em 1911 para homenagear a mãe de Anna Jarvis, que havia partido recentemente. No Brasil, a celebração só foi dar início em 1932.
Já o Dia dos Pais possui quase a mesma história. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd começou a idealizar a data para homenagear o seu pai. O pai de Sonora, William Jackson Smart, era um combatente da Guerra Civil Americana e pai solo. Sua esposa havia falecido no parto do sexto filho e ele cuidou de todas as crianças sozinho após o falecimento dela. Para Sonora, ele era um heroi e ela queria homenageá-lo.
Assim como Anna Jarvis, Sonora enviou o seu pedido para a Associação Ministerial de Spokane, Washington. Após o seu pedido, o primeiro Dia dos Pais, nos Estados Unidos, foi celebrado próximo ao aniversário de seu pai em 19 de junho de 1910. Já a oficialização da data só ocorreu em 1966 e em 1972 se tornou um feriado nacional pelo então presidente da época Richard Nixon.
Leia mais: Dia dos Pais: entenda a origem da data comemorada no Brasil neste domingo (13)
Mas e no Brasil, como surgiu essa celebração?
Diferente da comemoração nos Estados Unidos, a data não começou a ser celebrada para homenagear o nosso pai. Ela foi criada para movimentar o comércio e aumentar a economia. Essa ideia foi planejada e criada pelo publicitário Sylvio Bhering, em 1953.
Nos EUA a data é comemorada próximo do aniversário de William Jackson. Já no Brasil, a data escolhida foi 16 de agosto pois era a mesma data em que era comemorado o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo. Após alguns anos, a data foi fixada para ser celebrada em todo o segundo domingo de agosto.
No Brasil, o Dia dos Pais é uma das datas mais lucrativas do ano, ficando somente atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Leia também: Dia das Mães: uma das datas mais especiais e importantes
Bônus MI
Em homenagem ao Dia dos Pais, estamos aqui escrevendo esse artigo para desejar um ótimo dia e que ele seja especial para você tanto quanto você é.
Pai não é apenas aquele que te gerou. Independente se for pai biológico, adotivo ou aquela pessoa que faz o papel paterno, pai é aquele que cuidou e esteve com você nos momentos bons e ruins.
Além de nos ensinar a viver, os nossos pais também nos ensinam a sobreviver, principalmente sobreviver dos riscos e obstáculos que eles mesmos nos colocam. Pai é aquele que cuida, mas ri das nossas quedas e nos ajuda a levantar. Com certeza não seríamos nada sem a nossa figura paterna, porque independente do que acontecer, sabemos que ele ou ela estará sempre do nosso lado.
Pais são sinônimos de amor, força e proteção. Assim como as mães, os pais são o nosso alicerce que nos mantém em pé e nos ampara. Nesse dia tão especial, desejamos a todos os atletas, pais, mães e figuras paternas, um ótimo dia repleto de amor e felicidades ao lado daqueles que você ama.
Confira algumas de nossas corridas e presenteie o seu pai.
Acesse:
- Corrida Jubileu de Prata do 32 Batalhao;
- 5 Batman e Batgirl Run Series Sao Paulo;
- 1 Corrida Noturna do Burrao;
- 17 Corrida Juventus
Até breve!
Escrito por: Milena Campos