O mês de setembro chegou e com ele as campanhas de conscientização do suícidio também deram início. Mas independente do mês, é importante sempre lembrar da importância da saúde mental e da empatia ao próximo.
Por isso, fique até o final e saiba mais sobre:
- Como e por que surgiu essa campanha?
- Qual é a importância do Setembro Amarelo?
- Conselho MI
Como e por que surgiu essa campanha?
Em todos os meses há alguma campanha de incentivo, prevenção e conscientização. Com o mês de setembro não é diferente. Para cada mês há uma história por trás e o motivo de a campanha surgir. O setembro amarelo possui uma história igualmente importante e precisa ser lembrada.
Em 1994 nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme ficou conhecido por suas habilidades em restaurar e pintar sozinho o seu carro Mustang 68 de amarelo. Infelizmente por razões que ninguém sabe, o jovem se suicidou em setembro do mesmo ano.
Nenhum amigo ou familiar desconfiava das coisas que aconteciam com Mike e o que o levou a cometer o suícidio. Em seu velório, muitas cestas com cartões decorados com fitas amarelas foram criadas pelos amigos e familiares e foram distribuídas na cidade. Nessas cartas haviam frases motivacionais que pudessem, de certa forma, ajudar aqueles que estavam passando por algum problema psicológico e que precisavam de ajuda.
Em decorrência desse caso, no ano de 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS), criou a campanha do Setembro Amarelo, sendo o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Mundialmente o dia escolhido foi 10 de setembro, devido ao mês de falecimento de Mike. Já a cor amarela foi escolhida devido o Mustang amarelo de Mike Emme.
Já no Brasil, a campanha só foi criada em 2015 pelo projeto desenvolvido em conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
No Brasil, a cor e a data permanecem os mesmos para marcar essa campanha tão importante e conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio.
Leia mais: Setembro Amarelo: entenda como surgiu a campanha para prevenir suicídios
Qual é a importância do Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo tem a importância de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, sendo um problema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, principalmente os jovens.
Alguns fatores como, fracasso, cobrança social, medo, bullying e insegurança podem influenciar na decisão do suicídio, juntamente com os transtornos de depressão e ansiedade.
Por muito tempo, e até mesmo nos dias atuais, o tema suicídio é evitado por muitas pessoas. Por isso, o Setembro Amarelo é importante. Ele tem a importância de quebrar o tabu e mostrar para a população a gravidade que situações como essa podem ocorrer, mas também podem ser evitadas.
Desde do surgimento do Setembro Amarelo, muitas campanhas são realizadas para conscientizar as pessoas. Corridas em apoio a prevenção do suicídio são bastante realizadas, assim como propagandas e passeatas.
Os principais objetivos do Setembro Amarelo são:
- Quebrar tabus;
- Promover a conscientização;
- Incentivar a busca por ajuda e apoio;
- Reduzir estigmas;
- Mobilizar a população;
- Salvar vidas.
É fundamental a existência dessa campanha, para assim transformar a sociedade mais empática e preparada para lidar com questões de saúde mental e psicológica, ajudando assim na prevenção do suicídio e as pessoas ao seu redor.
Leia também: Saúde mental: a importância da prática de exercícios para o seu corpo e mente
Conselho MI
Lembre-se que você não está sozinho. Sempre terá alguém do seu lado que te ama e que quer o seu melhor. Não fique calado, busque ajuda e tenha o apoio que você merece e precisa.
Sempre irá surgir algum obstáculo em nossa vida, mas enfrentá-lo é a melhor solução. Será difícil, mas um dia você vai chegar lá na frente e olhar para trás com alegria. Com certeza você verá que não foi impossível e foi a melhor opção. Enfrente os desafios que surgirem, de cabeça erguida, do mesmo jeito que você enfrenta um obstáculo durante uma corrida importante.
Saiba que buscar ajuda é um ato de coragem e não de fraqueza. O suicídio pode ser prevenido e há sempre uma nova chance e um novo caminho. Fale e escute sempre, independente se for setembro ou não.
E vale lembrar, nada é para sempre, tudo é temporário. A vida é uma enorme roda gigante, uma hora você está embaixo, e quando menos esperar você está em cima novamente. Acreditar em si e ter paciência é a chave.
Um belo dia você acorda, abre a janela, e está lá, um grande dia de sol.
Apoie essa causa tão importante e conscientize as pessoas ao seu redor. Você não está sozinho!
Confira alguns de nossos eventos e cuide não só do seu corpo, mas da sua mente também.
Acesse:
- Sunrise Runners – Prudente Cartao;
- 2 CORRIDA DA ESPERANCA;
- SETEMBRO AMARELO TODOS PELA VIDA;
- Maratona Internacional Mauricio de Nassau 2024
Até logo!
Escrito por: Milena Campos