Independente do exercício físico que você for realizar, o alongamento e o aquecimento são essenciais. Eles não só preparam o seu corpo para o treino como também previnem lesões, garantindo um melhor desempenho.
Quer saber mais? Leia esse artigo até o final e saiba mais sobre:
- Qual é a diferença entre alongamento e aquecimento?
Qual é a diferença entre alongamento e aquecimento?
Embora possam parecer semelhantes, o alongamento e o aquecimento têm diferenças importantes na forma como são realizados e nos benefícios que oferecem. Segundo o personal trainer, Marcelo Cruz, o alongamento serve para aumentar a flexibilidade e ativar a circulação do corpo, enquanto o aquecimento serve para preparar o corpo para o exercício a ser feito.
Para entender mais sobre a diferença entre os dois, é só continuar conosco na leitura:
Aquecimento
Como mencionamos, o aquecimento serve para preparar o nosso corpo, então ele é essencial para ajudar na melhora da circulação sanguínea e da oxigenação dos músculos. Com o aquecimento, o nosso corpo ficará mais elástico e nos ajudará na atividade a ser feita, tornando o nosso desempenho melhor.
É recomendado realizar o aquecimento antes da atividade, com movimentos repetidos e de pouca intensidade. Claro que isso irá depender do exercício que você for fazer. Se você for realizar treinos de braços, o ideal é realizar aquecimentos para os membros superiores.
O personal trainer explica:
O aquecimento é fundamental antes de qualquer exercício. […] A pessoa deve aquecer os músculos que mais serão trabalhados na atividade principal. O aquecimento para boxe, pede ativação dos membros superiores. Se a pessoa for praticar ciclismo, deve focar nos membros inferiores.”
Independente do que você for treinar, é necessário se aquecer. Nunca faça os exercícios logo de cara antes de preparar o seu corpo. Além de prevenir lesões, o seu rendimento no treino será melhor.
Alongamento
Já o alongamento irá aumentar a sua flexibilidade e contribuir para uma melhora na sua postura, reduzindo assim a rigidez muscular. Assim como o aquecimento, o alongamento também contribui para evitar lesões antes e depois da atividade física.
O alongamento pode ser feito tanto antes quanto depois do treino. Fazer antes é bom, pois prepara o corpo e evita a fadiga muscular. Já depois, ajuda na recuperação dos músculos. Vale lembrar que não é aconselhável realizar o alongamento em atividades que irão exigir a sua força, isso porque o seu desempenho durante a atividade irá diminuir.
Pensando nisso, a fisioteraopeuta Lívia Rodrigues explica:
Um alongamento leve pode ser feito após o exercício com o objetivo de relaxar e não de ganhar amplitude. Mas, o ideal é que seja feito em outro momento. Aí sim, de forma mais intensa, para que haja o ganho de amplitude.
O importante é que seja realizado um aquecimento pré-exercício e um relaxamento ao final, para o corpo desacelerar de forma gradual. O alongamento deve ser feito em outro dia.”
Cuide do seu corpo com alongamentos e aquecimentos regulares. Esses cuidados são essenciais para melhorar o seu físico e prevenir lesões ou cãibras durante os exercícios, especialmente em corridas.
Que tal se aquecer um pouco e se preparar para participar de uma de nossas corridas?
Melhore conosco o seu condicionamento físico e confira:
- 3 Motiva-Cao Run Guarulhos;
- 8 Meia Maratona de Piracity;
- VI Corrida dos Fortes 10K 2024;
- 13 Corrida da Virada Joseense 2024
Até mais!
Escrito por: Milena Campos