Como criar um curso online?
Essa é uma pergunta bem frequente por conta da popularização dos produtos de informação, mais conhecidos como infoprodutos.
Hoje em dia, é bem comum ver diversos cursos online de várias áreas serem vendidos, e os brasileiros estão cada vez mais acostumados com esse cenário de ensino à distância (EAD).
Só para ter uma ideia, uma pesquisa recente feita pela Catho Educação identificou um aumento de 70% nas matrículas em cursos de educação a distância, no período entre março e abril de 2020.
E os números indicam um forte crescimento para os próximos anos.
Então, os cursos online vieram para ficar e você pode aproveitar essa tendência e fazer muito dinheiro com isso.
Por esta razão, resolvemos criar esse conteúdo para te mostrar como criar um curso online em apenas 5 passos.
São passos práticos que você pode começar a aplicar hoje mesmo, e finalmente começar o seu curso online.
Para adiantar o papo, segue abaixo os passos sobre como criar um curso online:
- Faça um bom planejamento;
- Crie e edite o conteúdo;
- Defina o preço ideal;
- Crie sua página de vendas;
- Faça a divulgação.
Agora vamos te explicar abaixo detalhes sobre cada um deles.
Vamos lá?
Como criar um curso online: 5 passos para 2022
Faça um bom planejamento
Antes de qualquer coisa, você precisa fazer um bom planejamento.
O que seria “um bom planejamento”?
Deve estar se perguntando…
Seria um documento com todas as informações necessárias para que o seu curso online seja um sucesso.
Para ficar mais simples, confira abaixo o que não pode faltar no seu planejamento:
- Quais são suas metas?
- Quem é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você tem como objetivo se tornarem alunos?
- Qual será o tema do seu curso?
- Qual será a proposta de transformação do seu curso?
- Qual o seu diferencial? Por que a pessoa deve fazer o seu curso, e não o da concorrência?
- Onde irá gravar as aulas do curso online?
- Quem fará a edição destas aulas?
- Qual a plataforma que utilizará para hospedar seu curso online?
- Quem será o professor/apresentador? Você mesmo ou outro profissional?
- Quantos módulos o curso online terá?
- Quantas aulas?
- Terá algum material de apoio?
- Você irá oferecer algum bônus, como um ebook, por exemplo?
- Como fará a divulgação do seu curso online?
- Você irá oferecer certificado?
Enfim, essas são algumas das principais perguntas que você deve responder para criar um curso online de sucesso.
O planejamento deve ser como um mapa para você, e sua equipe – se tiver.
Ele quem irá te mostrar o caminho para alcançar as metas e objetivos que deseja.
Um ponto que é importante frisar, é o de definir qual a transformação que você irá propor para as pessoas fazerem o seu curso.
É preciso estar bem claro qual será a transformação que o aluno terá ao finalizar o seu curso.
Aliás, ninguém merece fazer um curso onde tem mais do mesmo, onde acaba não aprendendo nada de mais.
Seu conteúdo deve proporcionar que seus alunos saiam do ponto A e cheguem ao ponto B.
Deve haver alguma transformação, mesmo que seja “pequena”.
Isso irá gerar um sentimento de gratidão por parte do seu público, e a médio e longo prazo, você terá muito mais que clientes/alunos, mas sim fãs do seu propósito.
Então, atente-se a esse ponto, e claro, não deixe de responder todas as outras perguntas que listamos acima para criar um planejamento de sucesso para o seu curso online.
Bora para o próximo passo.
Crie e edite o conteúdo
Com o planejamento em mãos, você saberá exatamente qual conteúdo criar, e partir para essa etapa.
Chegou o momento de criar o seu conteúdo, ou seja, suas aulas online.
Certifique-se de ter os equipamentos e recursos necessários para gravar aulas de qualidade para seus alunos.
Calma, não é preciso ter uma câmera de última geração, mas também não grave com aquele celular com a lente arranhada.
Busque ter em mãos, no mínimo, um microfone de qualidade e uma câmera de que grave, no mínimo, em 720p.
Ou você também pode optar por gravar as aulas através do seu notebook, ou computador. Mas, para isso, verifique a qualidade de áudio e imagem do mesmo, para que não perca a qualidade.
Outro ponto essencial que precisa de atenção para criar seu curso online é o cenário.
Muito cuidado com a escolha do ambiente.
É importante ter uma boa iluminação, além de não ser um local muito barulhento. Pois, isso pode acabar atrapalhando a gravação incontáveis vezes.
Outra dica é não poluir muito o cenário atrás de você, isso pode distrair seus alunos, e acabar desviando o foco do principal: o conteúdo.
Agora, que falamos bastante sobre a criação em si, temos que falar da edição do mesmo.
É comum sair alguns erros na hora da gravação, por isso, para que a aula não seja cansativa, é preciso editar o conteúdo. E aqui, você tem duas opções:
- Editar sozinho as próprias aulas;
- Contratar um profissional de edição para editar o conteúdo.
Hoje em dia, existem centenas de softwares que pode utilizar para editar suas aulas, e além disso, centenas de vídeos tutoriais para aprender.
Então, caso não tenha recursos para contratar um profissional, você consegue sim aprender a editar e colocar seu curso online no ar.
Agora, caso possua recursos financeiros para contratar um profissional, você pode encontrar freelancers através de algumas plataformas para uma edição mais profissional.
Defina o preço ideal
Definir o preço ideal logo de cara não é fácil.
Não tem uma fórmula mágica para encontrar o preço certo.
Mas nesta etapa, o que você pode fazer é realizar uma pesquisa de mercado.
Analise a concorrência, e verifique por quanto eles estão cobrando, e o que eles entregam para cobrar determinado preço.
Uma estratégia que você pode adotar, caso já possua uma audiência, é perguntar para a mesma através das redes sociais ou email marketing, qual o valor que elas pagariam para um determinado conteúdo.
Assim, você tem mais chances de acertar o valor ideal, e não perder oportunidades por cobrar um preço muito caro ou barato demais.
Crie sua página de vendas
Outro passo muito importante, que as pessoas acabam se esquecendo que ela é tão importante quanto o próprio produto, é a página de vendas.
A página de vendas é quem irá vender ou não o seu produto.
Ela precisa estar muito bem estruturada para gerar vendas para o seu negócio.
Seu curso online pode ser o melhor do mundo, mas se a sua página de vendas estiver fraca, seu produto simplesmente não irá vender.
Existem alguns pontos que não podem faltar em sua página de vendas para que a mesma seja um sucesso, que listamos abaixo:
- Promessa forte falando sobre a transformação do seu produto;
- Imagens ou vídeos explicando sobre o seu curso;
- Botão chamando a pessoa para comprar o seu produto;
- Prova social (depoimentos de alunos, tanto em vídeos quanto imagens);
- Quais são os bônus?
- FAQ com as principais perguntas para quebrar possíveis objeções;
- O que a pessoa receberá assim que comprar?
- Quais serão os módulos do curso?
- Quem é o professor ou a entidade por trás do curso?
- Contato do suporte para eventuais dúvidas;
- Entre outros.
Esses são somente alguns dos pontos principais que devem estar em sua página de vendas para que a mesma converta clientes sozinha para você.
Faça a divulgação
Chegou o momento de fazer a divulgação do seu curso online.
Existem milhares de formas que você pode realizar para conseguir alcançar sua audiência, e avisá-la de que você tem um curso novo.
Você pode divulgar em suas redes sociais, como Facebook e Instagram, através de stories e lives, por exemplo.
Como também criar campanhas de anúncios para atingir um público que ainda não te conhece mais precisa do seu produto.
Você também pode criar vídeos em seu canal do Youtube avisando sobre o lançamento do seu novo curso.
Utilize também o canal de e-mail para avisar sua audiência.
Você pode enviar, por exemplo, um email com uma oferta de lançamento somente para a sua base de leads.
Outra estratégia é utilizar o poder dos influencers para divulgar ainda mais seu curso online.
Enfim, existem milhares de estratégias de marketing que você pode utilizar para bombar o seu negócio!
Para finalizar…
Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre como criar um curso online.
E temos um pedido final para você.
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Agora, queremos saber a sua opinião sobre este conteúdo.
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