Aprender como divulgar um evento nas redes sociais é tão importante quanto saber como organizar um, pois sem divulgação seu evento não tem o principal elemento: participantes.
Por isso, hoje você irá saber tudo sobre como divulgar um evento nas redes sociais do jeito certo. Continue a leitura e aprenda:
- Quais as melhores redes sociais para divulgar seu evento?
- 2 formas de como divulgar um evento nas redes sociais
- 4 dicas para a divulgação do seu evento ser um sucesso
Quais as melhores redes sociais para divulgar seu evento?
Estar no lugar certo é primordial para uma boa divulgação, pois não adianta de nada divulgar seu evento em um outdoor em uma estrada, sendo que seu público-alvo nem passa lá, e se passar, está no banco de trás mexendo no celular.
Muito se engana quem acredita que todas as redes sociais são iguais, ou até mesmo que uma é melhor que a outra, pois cada rede social tem sua proposta, tipo de público, malefícios e benefícios.
Agora vamos explicar detalhadamente sobre cada plataforma e como elas podem te ajudar a bombar a divulgação do seu evento.
O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo e 130 milhões no Brasil, ou seja, uma boa parte do seu público pode estar nesta rede.
“Como assim pode estar? Não é certeza?”.
Bom, no mundo do marketing digital de qualidade, os números não importam tanto quanto o engajamento.
Seu público pode até ter uma conta no Facebook, mas será que de fato todas essas pessoas têm o costume de entrar diariamente?
Por isso é importante saber quem de fato é seu público-alvo, assim como onde ele está.
Vantagens Facebook
O Facebook faz parte do dia a dia de milhares de pessoas, e muitos de fato tem grandes retornos com a divulgação de seus eventos.
Sendo essa a maior vantagem do Facebook, a quantidade de pessoas acessando, resultando em uma gama gigantesca de detalhes diversificados de público-alvo.
Desvantagens Facebook
E a maior desvantagem do Facebook, por incrível que pareça, é ter muitas pessoas na sua base de usuários!
Imagine que você organize um evento esportivo, onde você quer atrair pessoas que gostam muito de Rugby (um esporte britânico), então, você pensa: “Vou divulgar em um local onde tenha muitas pessoas, óbvio! Então, vou contratar um avião para passar com uma faixa gigantesca falando do evento, bem em cima das praias mais movimentadas de São Paulo e Rio de Janeiro!”.
Tudo certo com esse plano?
Se você leu e achou que foi um bom plano, sinto lhe informar, mas não, não é tão eficiente assim.
Pense bem, quantas pessoas pagariam para ir em um evento de Rugby que você acha que estariam em uma praia de SP ou RJ? Essas praias, para esse evento, podem até ter quantidade de pessoas, mas não qualidade.
E isso se aplica ao Facebook.
Por mais que tenham muitas pessoas diariamente dentro da plataforma, muitos que estão lá, estão para ver memes, fotos de amigos e parentes, e não com o intuito de comprar e participar de algum evento.
Mas claro que isso não é regra, seu evento pode ter um tema que de fato tenha uma boa base no Facebook, assim como seu público-alvo pode estar no Facebook com o desejo de participar de algum evento.
Youtube
O segundo mecanismo de busca mais utilizado atualmente é o Youtube, com bilhões de visualizações por dia!
Com certeza deve estar no seu planejamento de divulgação de evento essa plataforma, se quiser de fato um bom alcance.
Vantagens Youtube
Por ser um mecanismo de busca, as pessoas costumam entrar no Youtube e ir atrás de algo, ou seja, de um determinado assunto, diferente de muitas redes sociais, onde elas ficam em um modo automático esperando que as coisas apareçam para elas.
Se você estiver no Youtube, na área que seu evento atua, as chances de ser visto pelas pessoas certas aumentam exponencialmente!
Desvantagens Youtube
Por seu foco ser conteúdo em vídeo, pode ser um empecilho para organizadores de eventos terem o costume e prática de criar conteúdo em vídeo com frequência para essa plataforma.
Também hoje em dia o Youtube possui muitas distrações, como vídeos recomendados, anúncios, banners etc, podendo dificultar a comunicação com sua audiência.
Deve ser estudado muito bem as técnicas necessárias dessa plataforma para que alcance um resultado satisfatório. E lembre-se, divulgue seu evento em uma plataforma onde seu público possa estar!
Uma rede social focada no mercado profissional, a plataforma tem registrado um nível recorde de engajamento.
Globalmente, o LinkedIn observou um aumento de 50% na produção de conteúdo entre março de 2019 e 2020, além de um crescimento de mais de 55% na conversação entre os usuários. No Brasil, a plataforma reúne 46 milhões de usuários.
Vantagens LinkedIn
O maior benefício que o LinkedIn pode nos oferecer é a gama de informação profissional de funcionários, empreendedores e empresas. Você pode fazer uma divulgação muito mais segmentada.
Imagine que você queira fazer um evento esportivo sem fins lucrativos, onde donos de empresas participam para angariar fundos para instituições de caridade. Encontrar esses profissionais nessa rede social é uma tarefa bem mais simples comparada a outras.
Desvantagens LinkedIn
Por se focar no profissional, seu maior benefício se torna seu maior contraponto, sendo um problema para organizadores de eventos que possuem um público-alvo com informações profissionais irrelevantes, ou de contextos diferentes.
E por ser tão segmentado, acaba sendo um pouco mais caro pagar para anunciar no Linkedin comparado a outras redes sociais.
O Instagram possui 1 bilhão de usuários ativos por mês. Focado em fotos e vídeos curtos, oferece uma experiência visual mais clean, facilitando a divulgação de qualquer tipo de evento, desde que tenha um visual atraente.
Vantagens Instagram
Por se tratar de uma plataforma que está em crescimento exponencial, o instagram tende a divulgar mais que outras plataformas.
E o mesmo pode ser uma peça fundamental na divulgação do seu evento por conta dos stories, onde você pode publicar os bastidores e making off do mesmo, passando a sensação de exclusividade e pertencimento.
Desvantagens Instagram
O Instagram possui uma base que foca muito na descontração, ou seja, muitos acessam para se distrair.
Claro, não é impossível passar informação e realizar vendas pelo Instagram, muitos fazem isso diariamente, mas por não ser ainda o foco da plataforma pode dar um pouco mais de trabalho acostumar as pessoas com essa ideia.
2 formas de como divulgar um evento nas redes sociais
Existem diversas formas de como divulgar um evento nas redes sociais, porém para ficar mais fácil o entendimento, separamos em dois tópicos principais:
- Sem investimento (Forma orgânica);
- Com investimento (Forma paga).
Sem investimento (Forma orgânica)
Quando você entra em uma plataforma e posta alguma foto, por exemplo, várias pessoas acabam vendo sua publicação de forma gratuita e automática, certo?
Isso é a forma orgânica.
Agora, como divulgar um evento nas redes sociais de forma orgânica?
Muito provavelmente você já faz essas ações orgânicas, por exemplo, sabe aquele stories que postou ou até mesmo uma arte ou vídeo no feed? São todas ações orgânicas, pois não é preciso investir nenhum valor para realizá-las. Entre outras ações estão:
- Postar vídeos no Youtube;
- Postar reels no instagram;
- Divulgar o evento no facebook;
- Realizar publicações no LinkedIn;
- Mandar lembretes pelo whatsapp (sem exagerar);
- Entre outros…
No mundo dos eventos esportivos por exemplo, alguém que esteja fazendo um evento de rugby pode criar conteúdos sobre o esporte, a Inglaterra e sua cultura. Dessa forma, as pessoas que gostam desse tipo de conteúdo serão atraídas, aumentando as chances de conversão quando divulgar o evento.
Com investimento (Forma paga)
A forma orgânica pode ser bem interessante, porém você irá depender dos algoritmos das redes sociais para seus conteúdos chegarem aos seus seguidores.
Já no caso da forma paga, fica tudo em suas mãos!
Neste modelo você poderá divulgar para quem você quiser (público-alvo) de qualquer plataforma. Sendo que quase todas as plataformas atuais oferecem isso por meio do:
- Facebook Ads e Instagram Ads (através do Gerenciador do Facebook)
- LinkedIn Ads (através do Gerenciador de Anúncios do LinkedIn)
- Google e Youtube Ads (através do Google Ads)
- Twitter Ads (através do Twitter Ads)
Veja qual faz mais sentido com seu público-alvo e evento, estude as ferramentas e invista!
Fazer anúncios te dá a certeza (através de dados) para quantas pessoas seus anúncios foram mostrados, quantas pessoas clicaram, quantas pessoas se converteram na página do evento, entre outras informações importantes para uma boa performance.
Essa modalidade, com certeza, deve ser considerada se seu objetivo é divulgar um evento de forma rápida e efetiva!
4 dicas para seu evento nas redes sociais ser um sucesso
Quer saber ainda mais dicas de como divulgar um evento nas redes sociais?
Separamos para você mais 4 dicas maravilhosas para que seu evento nas redes sociais seja um sucesso!
Mostre seus bastidores
Mostrar seus bastidores nas redes sociais pode aumentar e muito seu engajamento com o público, pois isso gera, além de credibilidade, o gatilho mental de pertencimento, pois as pessoas verão o evento sendo construído aos poucos, aumentando o desejo de fazer parte do resultado final.
Influencers
Dependendo do tema do seu evento, vale muito a pena entrar em contato com influenciadores da área. A maior vantagem é que eles já possuem uma grande quantidade de seguidores (seu público-alvo) dispostos a ouvirem e seguir o que eles têm a dizer.
Criação de conteúdos virais
Conteúdo viral é aquilo que quando a pessoa o vê, sente a necessidade de compartilhar com alguém, pode ser uma imagem, vídeo ou texto.
De forma resumida, é preciso criar alguma mídia que faça a pessoa mudar de emoção – deixá-la feliz, triste, com medo ou assustada – ao ver seu conteúdo, e que seja algo novo, e tenha um ponto em comum, ou seja, que ela se identifique.
E pronto, as chances dela divulgar por espontânea vontade triplicam, aumentando assim a divulgação do seu evento nas redes sociais de forma orgânica.
Aposte na criação de vídeos
Vivemos em um mundo que pertence ao visual, ou seja, as pessoas tendem a prestar mais atenção e preferir conteúdo em vídeo do que em texto.
Por isso, se tiver estrutura e conhecimento para isso, invista nesse formato, independente da rede social escolhida, dessa forma você vai atingir melhor as pessoas retendo mais de sua atenção.
Para finalizar…
Agora que você já sabe como divulgar um evento nas redes sociais, ponha em prática todas as dicas que aprendeu aqui e bombe com a divulgação do seu evento.
E caso vá organizar um evento esportivo, um de rugby talvez (piadinha interna nossa agora), organize através da plataforma Minhas Inscrições, isso porque com ela você consegue proporcionar a melhor experiência para os seus participantes de forma simples e prática, por se tratar de uma plataforma intuitiva.
Acesse agora clicando aqui para conhecer mais todos os benefícios que pode ter ao organizar um evento esportivo. Nos vemos lá!
1 comentário
Obrigado pelas dicas. Maurício Pinzkoski – Vai Totó Corrida e Caminhada Beneficente.
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