A análise de dados para eventos é indispensável para quem quer elevar o grau de sucesso de seus eventos.
Somente por meio dessa avaliação é possível descobrir quais foram os resultados do evento em questão, e identificar oportunidades de melhorias para as próximas edições.
Afinal, você, como um organizador ou promotor de eventos, precisa saber exatamente quais ações e estratégias deram certo e quais não funcionaram do jeito que planejou, além é claro, de quais práticas fizeram sucesso.
Desta forma, você terá uma mina de ouro em mãos, já que saberá precisamente onde foram seus erros e acertos na hora do planejamento e execução do evento.
Como sabemos que a análise de dados para eventos é um assunto pouco explorado, resolvemos trazer tudo o que você precisa saber sobre este tema, visto que ao longo do contéudo iremos detalhar:
- O que é análise de dados?
- Qual a importância da análise de dados para eventos?
- Quais são os tipos de análise de dados?
- Como fazer a análise de dados do seu evento?
Preparado?
Então, vamos lá!
O que é análise de dados?
Antes de qualquer coisa, vamos reforçar o entendimento sobre o que é análise de dados.
Análise de dados é uma espécie de procedimento que tem como principal objetivo transformar informações em insights para melhores tomadas de decisão.
De forma geral, ela está presente diariamente em ambientes corporativos para que os líderes e gestores possam analisar quais estratégias e ações estão funcionando e quais precisam de ajustes.
Com a transformação digital, os negócios passaram a trabalhar com uma extrema quantidade de dados e informações diariamente.
Só para ter uma ideia, somente no ano de 2020 foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Gartner, publicada pela Exame.
Além disso, segundo um estudo global feito pela MicroStrategy no ano de 2019, no Brasil, cerca de 60% das empresas utilizam dados para orientar suas estratégias de negócio.
Ou seja, os dados estão cada vez mais presentes em ambientes corporativos, e obviamente, não seria diferente no setor de eventos. Inclusive, iremos detalhar no próximo tópico qual a importância da análise de dados para eventos. 😉
Qual a importância da análise de dados para eventos?
Se você está em busca de realizar eventos cada vez maiores e mais impactantes, a análise de dados deve estar presente em todas as etapas da organização de seus eventos, desde o pré até o pós-evento.
Isso porque por meio dessa avaliação contínua, você e sua equipe, irão extrair insights valiosos para aplicar nas próximas edições e assim conquistar ainda mais a confiança do seu público.
Muitos organizadores ficam focados apenas no pré-evento, na parte das ações de marketing, na contratação e parceria com os fornecedores, e acabam esquecendo de fazer esse estudo dos dados de eventos anteriores, por exemplo, para trazer melhorias.
Imagine a seguinte situação…
Na última edição do seu evento, você fez parceria com uma empresa de buffet para o seu evento presencial, e como uma estratégia de pós-evento você solicitou feedback dos participantes para responderem do que eles gostaram ou não em seu evento, porém na correria de organizar o próximo você e sua equipe não leram os feedbacks.
Acreditamos que você já imagina o que vem a seguir, não é verdade?
Na outra edição você contratou a mesma empresa de buffet para servir a comida do seu evento, mas vocês simplesmente não analisaram as avaliações péssimas que seu público deu para a alimentação desta suposta empresa.
E você já sabe o resultado disso…
Péssima experiência do público para com o seu evento e marca. O que, sem dúvida, resultará na queda de inscrições para o próximo, e assim sucessivamente.
Esse foi apenas um exemplo fictício, porém é o que acontece por aí no mercado de eventos, não necessariamente só com comida, mas você entendeu a ideia.
Por isso, o acompanhamento das métricas se faz tão importante no mercado de eventos. Só assim, você saberá quais foram as falhas para consertar nas próximas vezes, e tornar os participantes ainda mais fãs do negócio.
Além disso, existem outras vantagens de realizar um investimento na análise de dados para eventos, como:
- aprender mais sobre o perfil do seu público-alvo;
- identificar falhas e problemas antecipadamente;
- maior controle no pré, durante e pós-evento;
- melhora nas tomadas de decisões de acordo com as informações;
- entre várias outras.
Quais são os tipos de análise de dados?
Você sabia que existem quatro tipos de análise de dados, sendo elas:
- Análise preditiva;
- Análise descritiva;
- Análise prescritiva;
- Análise diagnóstica;
Para ficar mais fácil o entendimento iremos detalhar abaixo cada uma delas.
Análise preditiva
Frequentemente associada com Big Data e ciência de dados, a análise preditiva tem como principal objetivo fazer predições sobre resultados futuros, a partir de dados históricos, algoritmos e técnicas de machine learning.
Geralmente, os organizadores de eventos realizam esse tipo de análise para identificar riscos e oportunidades futuras.
Análise descritiva
Já a análise descritiva visa retratar comportamentos e tendências baseados em situações reais. Seu objetivo principal é servir como uma espécie de suporte para explicar o objeto-alvo em uma pesquisa.
Com ela, por exemplo, é possível mapear determinados comportamentos de seus clientes, no caso, participantes.
Análise prescritiva
A análise prescritiva, também conhecida como análise de recomendação, é quando há a junção das análises descritivas e preditivas com o conhecimento de negócios.
Por meio dela, é possível ter em mãos recomendações de mudanças de forma automática, ou semiautomática. Ela tem a capacidade de fornecer insights para melhores tomadas de decisão.
Análise diagnóstica
A análise diagnóstica é utilizada para descobrir o motivo por trás de um determinado acontecimento ou comportamento. Por se tratar de uma avaliação um pouco mais complexa que pode englobar centenas de razões diferentes, o processo é baseado em probabilidades.
De qualquer modo, ela é uma das análises mais utilizadas por diferentes negócios, e tem muita relevância para otimizar ainda mais os resultados.
Como fazer a análise de dados do seu evento?
Mas, afinal, como fazer a análise de dados para eventos?
Será que existe um jeito certo ou errado de realizar essa avaliação? Quais ferramentas de análise de dados devo utilizar para extrair esses insights para as próximas edições?
Calma, que iremos te explicar agora mesmo o que você precisa fazer para ter em mãos informações valiosas sobre seus eventos, de forma simples e prática para suas análises.
A primeira coisa é contar com uma ferramenta especializada em eventos. Visto que esse tipo de ferramenta é quem será capaz de fornecer todos os dados sobre o seu evento, desde a quantidade de inscrições, até mesmo o número de vezes que o banner do seu evento foi clicado.
Sim, com a ferramenta de eventos certa você terá em mãos todas as informações necessárias para realizar suas análises de forma assertiva.
E uma ferramenta parceira que você pode contar é o Minhas Inscrições, confira abaixo mais detalhes sobre os dados que você pode obter com ela.
Ferramenta Minhas Inscrições
Ao contar com a MI para a realização de seus eventos, sejam eles presenciais, físicos ou até mesmo híbridos, você terá acesso a inúmeros dados por meio de nossos relatórios e dashboard exclusivo para os organizadores.
Somente no Minhas Inscrições você tem acesso a relatórios completos, financeiros e operacionais separados por direito de acesso atualizados em tempo real para você acessar quando precisar, além de outras informações como:
- Número de inscrições;
- Número de vezes que um banner foi exibido e clicado;
- Número de envio de calendário e newsletter MI;
- Quantidade de cliques no evento quando vem do calendário ou na news;
- Gráfico inscrições por período;
- Resumo e detalhamento financeiro por venda de cartão e boleto.
Demais, não é mesmo?
Assim, realizar as análises necessárias para tomadas de decisões mais assertivas torna- se uma tarefa mais simples.
Caso queira saber mais sobre o MI, e o porquê de entrar nessa comunidade, temos um artigo explicando os 7 motivos para trazer o seu evento para o MI.
Temos certeza de que irá se surpreender com tudo o que essa ferramenta pode proporcionar para seus eventos 😉
Análise de dados para eventos: considerações finais
“O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá”.
Essa frase é nada mais nada menos do que uma reflexão de uma das maiores referências de empreendedorismo e tecnologia, Bill Gates.
E sem dúvida, faz jus com este conteúdo que acabamos de passar para você, sobre a importância de entender mais sobre a análise de dados para eventos. Afinal, isso pode transformar seus resultados da água para o vinho.
Agora que você já sabe o que é análise de dados para eventos, quais os tipos, seus benefícios e sua importância, coloque em prática o que aprendeu, e depois volte aqui para comentar o quanto seus eventos melhoraram 😉