As sinalizações nas provas e o mal estar dos atletas

A falta de sinalização pode causar insegurança, ansiedade e medo nos atletas durante uma prova.

Quem nunca se sentiu inseguro quando chegou numa bifurcação durante uma prova e a sinalização não estava clara.

 Quem nunca ficou ansioso ao sentir sede e devido a falta de sinalização, não sabia se o próximo posto de hidratação estava chegando.

Ou ainda, devido ao grande cansaço ou lesões sofridas durante a prova, quem nunca ficou com medo ao não avistar nenhuma sinalização ou receber algum apoio no percurso.

E para finalizar os exemplos, quem nunca teve uma sensação negativa ao desejar cruzar a linha de chegada que nunca chegava e não avistava nenhuma sinalização de quilometragem nas vias.

Estas sensações são desagradáveis e levam muitos atletas a detestarem a prova, falar mal e nunca mais voltarem para futuros eventos.

Por isso, a sinalização é tão importante para deixar a prova mais segura, e principalmente, para despertar uma sensação positiva nos participantes.

Além das sinalizações corriqueiras de uma prova quero compartilhar a importância da “sinalização negativa” e da “sinalização de certeza”.

A “sinalização negativa” deve ser instalada após uma bifurcação e deve indicar “Caminho Errado”, por isso deve ficar a cerca de 100m a 200m na via errada do percurso, pois um atleta quando está sozinho na prova ele pode não perceber a orientação correta na sinalização da bifurcação e seguir na direção errada. Esta indicação dará uma segunda chance para quem errou o caminho.

Já a “sinalização de certeza” é aquela que o organizador deve fazer em vias longas, onde não existem bifurcações, pois quando o atleta corre um longo tempo sem avistar nenhuma sinalização relacionada ao evento ele tende a achar que está no caminho errado, causando um mal estar, dúvidas ou um pensamento negativo.

Estas orientações e muito mais você poderá encontrar nos meus livros, Manual do Gestor de Corridas de Rua, 2016, Ed. Phorte ou no Manual de Corridas de Mountain Bike, 2018, Ed. Amazon.

Espero ter contribuído e desejo ótimas provas para vocês organizadores e atletas.

Anderson do Prado-Pinduca

Psicanalista, Personal Trainer,

Organizador de Corridas e Escritor

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.