Começar a caminhar: entenda os benefícios

Fazer e começar uma caminhada é essencial para a nossa saúde e bem estar. É uma atividade que não exige tempo, habilidade, idade ou prática para se realizar. Além disso, é uma atividade que traz muitas qualidades e benefícios para o nosso corpo. 

Leia esse artigo até o final e saiba mais sobre: 

  • Qual é a importância de uma caminhada? 
  • Quais são os benefícios da caminhada? 
  • Caminhada ou Corrida? 

Qual é a importância de uma caminhada? 

Para muitas pessoas, a caminhada pode ser um esporte sem graça, já que não é intenso em comparação a outras modalidades. Mas ao contrário do que muitos pensam, a caminhada é uma porta de entrada para sair do sedentarismo e entrar um uma competição. Além disso, mesmo sendo intensidades diferentes, a caminhada traz os mesmos benefícios (e até mais) de uma corrida de rua.

Não existe regra ou tempo estabelecido para realizar a caminhada. Então, você pode ir mais rápido, mais devagar, mais longe, mais perto ou com mais e menos intensidade. A caminhada é um esporte versátil, então fica à seu critério o jeito que irá realizá-la.

Para sair da rotina e praticar mais a atividade, caminhe com um amigo. Ter alguém do lado ajuda a ter mais motivação e ânimo no treino. Escolher um local e participar de eventos também são fundamentais para não desistir. Além de poder correr ao ar livre, você terá outras pessoas junto com você, criando conexões e momentos inesquecíveis.

Leia também: 11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Quais são os benefícios da caminhada?

Ao começar a caminhar, ela melhora a nossa circulação sanguínea e aumenta a frequência cardíaca, sendo extremamente benéfica para o nosso coração. Assim como a corrida de rua, outros benefícios são: 

  • Perda de peso;
  • Fortalece os músculos e ossos, combatendo a osteoporose;
  • Reduz o estresse e previne a depressão e ansiedade;
  • Aumenta a expectativa de vida;
  • Previne doenças cardiovasculares e respiratórias;
  • Melhora a autoestima e confiança;
  • Melhora o condicionamento físico e melhora a qualidade sono;
  • Relaxa e traz sensação de bem estar;

Mesmo para quem está iniciando agora e não pratica nenhuma outra atividade, a caminhada será um pontapé para uma vida mais saudável, trazendo muito mais qualidade de vida e resultados perceptíveis em seu corpo e saúde. 

Leia mais: Corridas 5km e 10km: como se preparar para essas distâncias 

Caminhada ou Corrida? 

Independente da escolha, ambas as modalidades são ótimas para a saúde e proporcionam bem estar e melhora no condicionamento físico. As duas modalidades são parecidas, mudando apenas a intensidade, então escolher um ou outro vai de acordo com a preferência e rotina do atleta.

A corrida é ótima para testar a coordenação motora e a velocidade, assim como a caminhada é ótima para socializar com amigos, familiares e fortalecer os músculos sem precisar correr e forçar muito. 

Se você busca uma atividade de alta intensidade e que exija um bom preparo, a corrida é uma ótima opção, além de poder escolher a quilometragem que desejar. Agora se você busca uma atividade de baixa intensidade com caminhos longos ou curtos, a caminhada é uma ótima escolha.

Independente se você escolher um ou outro, os benefícios são evidentes e a melhora na saúde física e mental são significativas. 

Agora que você já conhece mais sobre a caminhada e seus benefícios, conheça alguns de nossos desafios e aproveite. 

Até a próxima!

Escrito por: Milena Campos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *