Como organizar uma palestra: 5 dicas para o ano de 2022

Saber como organizar uma palestra é algo muito importante. Principalmente quando nos deparamos com o avanço da tecnologia, criação de conteúdo e sede por conhecimento do público geral.

Ter uma marca, empresa, instituição ou organização que ofereça palestras como algo a mais, ou foco principal de atividade, pode trazer grandes benefícios para todos os envolvidos, como:

  • Autoridade;
  • Engajamento;
  • Fidelização;
  • E clientes preparados.

Com isso em mente, vamos abordar hoje 5 dicas para que você possa organizar suas palestras no ano de 2022, e possivelmente em qualquer outro que esteja por vir.

Vamos para o conteúdo?

É preciso de uma equipe grande para saber como organizar uma palestra?

Caso você esteja começando a se aventurar pela organização de eventos, pode ter algumas dúvidas, não é mesmo?

E uma das mais comuns é: consigo fazer uma palestra com uma equipe enxuta, ou talvez de só uma pessoa?

Para isso devemos responder: sim e depende.

Sendo uma palestra grande, com patrocinadores, em um espaço grande e movimentado, naturalmente precisará de uma certa equipe para realizar essa organização.

Mas claro, se estiver organizando uma pequena palestra, dentro de sua empresa, ou para algum evento específico, você pode “facilmente” fazê-lo de maneira autônoma e independente.

Principalmente quando você tem a sua disposição uma ferramenta como o Minhas Inscrições, que foi desenhada para lhe auxiliar na organização de qualquer tipo de evento.

Enfim, você também deve saber que as dicas que daremos a seguir se aplicam para ambas as situações.

Ou seja, caso pense em organizar uma palestra de grande porte, com uma assessoria de eventos e uma grande equipe, saiba que essas dicas serão essenciais para o bom funcionamento do evento. E o mesmo vale para a realidade em que você organizará uma palestra de pequeno e médio porte.

Com isto posto, podemos seguir adiante e dar início às dicas.

5 dicas de como organizar uma palestra

Sempre com o objetivo em mente

Obviamente, todos os eventos como uma palestra, possuem um objetivo intrinsecamente.

Porém, desenhar um evento em cima desse objetivo, é o ideal e correto a se fazer.

Por exemplo. Essa palestra que está organizando, tem como objetivo final:

  • Educar e preparar um público;
  • Vender um tipo de livro;
  • Captar leads;
  • Aumentar a autoridade das marcas envolvidas;
  • Capacitar os funcionários ou clientes;
  • Faturar na venda dos ingressos;
  • E a lista continua…

Pois a depender de cada objetivo, você desenvolverá uma palestra diferente da outra.

Ou seja, estude muito bem seus objetivos, para que a organização dessa palestra possa atingir em cheio aquilo que deseja.

Conheça todos os seus recursos

De acordo com o dicionário, recurso se refere a: aquilo que se usa para obter alguma coisa, meio empregado para vencer uma dificuldade ou problema, que auxilia na obtenção de alguma conquista ou alcançar algum objetivo.

Isso faz com que o termo “recurso”, seja algo um tanto quanto amplo, não é mesmo?

O que seriam esses recursos dentro da organização da palestra?

Tudo aquilo que auxilia na boa execução de uma palestra, poderá ser considerado um recurso.

E estamos acostumados a alguns recursos específicos, que já se tornaram um estereótipo de palestras, como:

  • Microfone;
  • Palco;
  • Cadeiras;
  • Lousas;
  • Slides e etc.

Mas a pergunta que queremos deixar é: devemos nos prender somente a eles?

Com certeza não!

Principalmente com o avanço das tecnologias, centenas de recursos são desenvolvidos capazes de auxiliar na execução de seu evento.

Considere uma gamificação caso necessária, ou até mesmo oferecer previamente blocos de anotações com canetas para todos os participantes, para que não percam nenhuma informação, e já levem um brinde para casa como lembrança.

Ou quem sabe aquele famoso coffee Break para aumentar o networking dos participantes.

Por isso, quando estiver planejando sua palestra, fique de olhos bem abertos a todos os recursos que seu evento poderá usufruir para oferecer a melhor experiência para seu público como um todo.

Faça uma divulgação otimizada

faca-uma-divulgacao-otimizada

Que uma palestra deve ser muito bem divulgada, com atenção e cuidado, todos já sabemos, certo? Mas o que estamos querendo dizer quando falamos sobre uma divulgação otimizada?

Quando entendemos que assim como cada caso é um caso, cada pessoa e público, são uma pessoa e público.

Ou seja, entender o que cada rede social oferece, e se seu público está lá ou não, é primordial para uma boa divulgação.

Imagine que nossa palestra foca no ramo de tecnologia, e abordaremos temas sobre o mercado de trabalho e especializações. Divulgar esse evento no Linkedin, faz muito mais sentido do que no Tik Tok, concorda?

Isso já é, automaticamente, uma divulgação mais otimizada do que uma que atira para todo lado.

Por isso a importância de entender da cabeça aos pés seu público-alvo:

  • Quem são?
  • Onde trabalham?
  • O que estudam?
  • O que fazem na internet no tempo livre?
  • Quanto ganham?
  • Quem os influencia?
  • Quais tipos de música eles ouvem?
  • Qual a cidade e estado em que vivem?

Essas perguntas e muitas outras quando respondidas, podem te trazer o entendimento pleno sobre seus futuros participantes, tornando sua divulgação um exercício otimizado para as pessoas certas. 

Lembre-se dos imprevistos previsíveis

Há quem diga que os imprevistos podem atrapalhar o andamento de um evento, como uma palestra.

Sabemos que sim, alguns acidentes e obstáculos podem desestabilizar nossa organização, mas dizer que são imprevisíveis, não é verdade.

Afinal de contas, organizar um evento faz com que você pense com muita antecedência em todos os detalhes e possíveis erros que podem acontecer antes, durante e após a palestra.

Por isso, analise todas as possibilidades e imprevistos que possam acontecer e desenvolva um plano A, B, C, D, E, F, G…

Se o microfone parou de pegar, o que poderá fazer? Levar um ou dois de reserva? Se os palestrantes se atrasarem, como irá entreter os participantes até as atrações chegarem? Esses tipos de questionamentos sempre irão te deixar mais seguro e preparado para qualquer imprevisto que possa vir acontecer.

Ofereça certificados e comprovações

As vantagens em oferecer certificados e/ou comprovações de participação da sua palestra são inúmeras, tanto para você organizador quanto para seus participantes.

Começaremos falando para você. Quando o participante carregar para lá e pra cá seu certificado, ele estará divulgando seu evento de maneira espontânea e gratuita. Dando praticamente um testemunho positivo, pois ele se orgulha de o ter conquistado.

Isso a médio e longo prazo, poderá te trazer dezenas de frutos futuros.

No que diz respeito aos benefícios colhidos pelo seus participantes, incluem o reconhecimento do conhecimento adquirido, agregando ao currículo e experiências da pessoa, resultando em um novo emprego, um novo cargo, um aumento salarial, confiança profissional, etc.

Por isso indicamos o uso do Minhas Inscrições. Pois dentre as dezenas de vantagens e benefícios que você carrega ao organizar uma palestra conosco, inclui a emissão de certificados.

Venha conhecer.

Para finalizar…

Com essas 5 dicas, você está mais equipado quando o assunto é como organizar uma palestra.

A única coisa que provavelmente lhe falta, é criar sua conta aqui no Minhas Inscrições, para colher todos os frutos magníficos que nossa ferramenta proporciona para organizadores de eventos, de todos os tipos e modelos.

Venha conhecer, temos certeza que se surpreenderá.

Também queremos saber o que achou do artigo, deixe sua opinião nos comentários, que teremos o maior prazer em responder.

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

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