Influencers para eventos esportivos: entenda a importância!

Você com certeza já ouviu falar em influencers. Essa profissão tem se tornado cada vez mais forte e conhecida.

Um influencer digital é alguém capaz de influenciar pessoas através da sua produção de conteúdo nas redes sociais. 

Eles também são conhecidos como creators, ou seja, são criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado. 

Alguns influencers bem conhecidos do mundo do esporte são Pri Casimiro, Ramon Costa e Gabriel Medina, por exemplo. 

E você sabia que a divulgação de eventos esportivos por meio de influenciadores digitais está cada vez mais em alta? Afinal, todos os eventos de grande porte investem nessa estratégia de marketing atualmente.

Quer saber mais como os influenciadores podem ajudar seu evento esportivo e ajudar na divulgação? A gente separou um artigo para tirar todas suas dúvidas sobre o que é influencer esportivo, quais as vantagens e como escolher um para seu evento. Confira!

O que são influencers esportivos?

Conhecidos como influenciadores digitais, ou influencers, esse é o nome dado para pessoas que trabalham com suas redes sociais divulgando produtos ou serviços.

Se você quer atingir milhares de pessoas em seu evento esportivo, então a aposta é contratar o serviço de algum influencers do meio esportivo.

Os influenciadores apresentam grande capacidade de influência de compra e tomada de decisão sobre seu público.

Por isso, se você deseja fazer do momento da divulgação do seu evento esportivo um sucesso, conte com o poder dos influencers, pois eles podem impulsionar os participantes devido à ótima comunicação com seus seguidores e a forma sutil com que são capazes de vender qualquer coisa.

Um influencer além de realizar a divulgação durante o pré-evento, eles ao marcarem presença no dia do evento esportivo ajudam a passar credibilidade.

Proponha que o influencer esportivo poste em seu Instagram muitas fotos, vídeos e hashtags, e isso tornará seu evento esportivo inesquecível.

Vamos mostrar algumas vantagens e explicar certinho como você pode encontrar o influencer ideal para agregar ao seu evento, confira!

Como escolher um influencer esportivo para o evento?

Que contratar um influenciador esportivo traz resultados positivos para o seu evento e para a divulgação já sabemos. Mas como escolher o influencer ideal para seu evento esportivo?

Antes, analise o seu público-alvo. Considerando que o seu evento é esportivo, você precisa contratar influenciadores digitais que se identificam com o mundo dos esportes, e até mesmo no gênero do seu evento, ou seja: aqueles ligados em atividades físicas e rotina saudável, por exemplo.

Por tratarem de um assunto específico ligado ao esporte e saúde, os influencers devem possuir seguidores que apreciam essas mesmas coisas, e é aí que a escolha é fundamental.

Somente assim ele exercerá sua influência, com credibilidade e vai tornar capaz o alcance de cada vez mais pessoas que se interessam por esse estilo de vida e, consequentemente, pelo seu evento.

É preciso ter coerência e engajamento real.

Precisa ser um influencer esportivo muito famoso para divulgar o evento?

Lembre-se: quantidade não é qualidade. Não pense que somente os grandes e já conhecidos influenciadores, aqueles que contam com milhões de seguidores em suas redes sociais, possuem o poder de vender ingressos para seus eventos.

Os microinfluenciadores também apresentam grande potencial de vendas, já que, provavelmente, o nível de engajamento do seu público, dentro do seu nicho, é muito maior do que os muito grandes, que vendem tudo para todos.

Um microinfluenciador pode trazer muitos resultados positivos. Imagine que o evento acontecerá em uma cidade menor: vale a pena verificar quais influenciadores são conhecidos na região e se algum deles influenciam o público-alvo que você deseja atingir, a fim de iniciar a contratação de prestação de serviço.

Esses profissionais podem despertar o interesse de pessoas locais e atrair as pessoas certas, principalmente por parecerem “mais reais” e gerarem maior identificação por parte dos seguidores – o tal do engajamento, item dos mais importantes para a efetividade da contratação!

Antes da contratação, é importante combinar com o influencer como será a divulgação do evento esportivo, ou seja:

  • Qual o número de postagens;
  • Se estarão no feed ou nos stories;
  • Se serão produzidos vídeos ou fotos e em quais horários e dias serão publicados, entre outras necessidades específicas.

Além disso, lembre-se de perguntar valores e realizar uma negociação como qualquer outra, com assinatura de documentos e pagamentos, conforme o combinado.

6 benefícios de contratar um influencer para seu evento esportivo

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01. Porta-voz do evento esportivo

Atualmente não é preciso ser uma personalidade famosa para conseguir destaque no universo digital e se tornar um influencer. 

Para isso é necessário produzir conteúdo de qualidade e transmitir experiências reais.

Alguns clubes brasileiros como o Resende do Rio de Janeiro e o São Bento de Sorocaba/SP decidiram sair do comum para alavancar seu marketing digital e movimentar as redes sociais, contratando influencers conhecidos.

Isso porque quando o público do influenciador gosta dele, do que ele posta e do seu estilo de vida, certamente, aprovam praticamente tudo que ele diz e recomenda.

02. Diversificação dos canais de comunicação

Cada vez mais as modalidades esportivas se conectam com seu público nas redes sociais, dessa forma, as oportunidades são cada vez maiores para anunciar serviços e produtos para conseguir maior visibilidade. 

Há algumas décadas, os consumidores eram muito influenciados por personalidades, mas hoje com a internet e as mídias sociais esse cenário está mudando.

Você terá acesso a um público diferenciado e direcionado para o que deseja, tendo um maior alcance.

03. Presença nas redes sociais

Atualmente a associação de atletas com grandes marcas vai muito além da busca por patrocínio. As marcas estão em busca de estratégias que consigam embaixadores que concedam autoridade para as grandes marcas.

As empresas querem que os atletas emprestem sua imagem e audiência, tendo em vista que os conteúdos criados pelos atletas podem se tornar viral com maior facilidade e como resultado o engajamento e identificação será muito maior.

Além disso, seu evento estará marcando presença em diversos canais online, expandindo a divulgação em diferentes redes sociais.

04. Aumento da produção de conteúdo

Comunicadores e também torcedores criam conteúdos sobre seu time do coração para outros torcedores, eles estão se tornando um ramo do jornalismo esportivo como influenciadores digitais, são a nova tendência da comunicação. 

Produzem conteúdo que se conectam aos usuários das redes sociais, conquistando o público-alvo falando sobre temas em que são “especialistas”.

E isso acaba trazendo um aumento de produção de conteúdo sobre o seu evento, pois o influencer precisa gerar postagens para divulgar a parceria.

05. Custo negociável

A contratação dos influenciadores digitais funciona como uma boa estratégia de ação de marketing, pois passa credibilidade e proximidade com o público, tornando-se uma forma de divulgação que, com certeza, garantirá um número maior de participantes e público no seu evento!

E é possível negociar os custos de um influencer esportivo, pois cada forma de postagem e quantidade pode ser combinada.

06. Resultados mensurados

Com esse tipo de ação é possível mensurar os resultados dessa parceria constantemente para avaliar se aquele é mesmo o melhor influenciador digital para divulgar seu negócio.

Você consegue ver a quantidade de pessoas que compraram seu produto a partir de uma campanha ou postagem do influenciador colocando UTM em suas URLs que direcionam para a página de vendas.

Assim, se você perceber que um influencer específico não está trazendo resultados, pode não renovar a parceria e investir em outras estratégias de divulgação.

Para finalizar

Viu como contratar influenciadores digitais é uma ótima estratégia de ação de marketing, pois aproxima o público e passa credibilidade?

Então se você quer garantir de fato que o público-alvo saiba e participe do seu evento após a indicação de um influencer esportivo, as ferramentas de inscrições online são ótimas opções para isso.

Além disso, são vantajosas também para os participantes, pois podem comprar de forma prática e cômoda, com várias opções de pagamento e maior segurança.

E claro, sem precisar se deslocar fisicamente para se inscrever em seus eventos. Por isso, conte conosco e torne seu evento mais prático e inesquecível.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para visitar o site do Minhas Inscrições e conhecer a ferramenta e as soluções que ela oferece para você organizar os melhores eventos esportivos do mercado!

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