Saiba como organizar eventos virtuais esportivos de sucesso

Os eventos virtuais esportivos vem ganhando espaço nas plataformas e se tornando tendência entre os atletas.

E nada melhor do que pegar essa onda que vem crescendo e conseguir realizar um evento de sucesso. Aliás é importante que um organizador de eventos esteja sempre atento às novidades.

Por isso, separamos para você o passo a passo de como organizar eventos virtuais esportivos junto com dicas imperdíveis que podem ser conferidas a seguir.

Vamos lá!

Passo a passo de como organizar um evento esportivo online!

Tema do evento

Para você conseguir construir ideias objetivas para seu projeto, o primeiro passo deve ser a escolha de um tema.

Com isso você terá mais clareza de qual caminho seguir para ter sucesso na sua organização.

Essa decisão tem que ser tomada pensando no público que você quer atingir, ou seja, escolha um tema chamativo e próprio que irá despertar o interesse da faixa etária de seus futuros ouvintes.

O que pode te ajudar, nessa decisão, são as pesquisas realizadas nas redes sociais que proporcionam ferramentas de votação.

Como por exemplo as ferramentas: caixas de perguntas e enquete que você pode estar utilizando nos stories do perfil do seu instagram.

Desse modo, além de conseguir engajar o perfil do seu evento, você também tem uma resposta direta e rápida do seu público. Tornando seu projeto mais interativo e demonstrando que a opinião deles é sempre levada em consideração na escolha do tema do seu evento.

Mas se você ainda estiver com dúvida de qual tema escolher, uma boa alternativa seria decidir primeiro se será um evento informativo ou participativo.

Ambos podem oferecer um leque de possíveis temas, e pensando nisso separamos algumas ideias para você.

Escolha se vai ser um evento participativo ou informativo

Eventos participativos

Se o seu objetivo é organizar um evento virtual esportivo que envolva ativamente seus participantes, uma boa opção seria organizar um evento participativo, que é um tipo de evento que visa o envolvimento físico dos inscritos.

Pois com esse tipo evento, além de conseguir envolver mais os participantes, você irá atingir um público grande que visa ter um incentivo a fazer atividades físicas, porém realizando essas atividades no conforto de casa ou até mesmo em uma academia mais próxima.

Então tenha inspiração nesses temas que vão agitar e envolver os esportistas de seu evento:

  • Desafio de horas ou dias: criar um desafio que tenha prazo, é um excelente incentivo para que as pessoas continuem até o final do evento. Pois estabelecer metas e depois ter a sensação de cumpri-las irá trazer uma satisfação aos participantes;
  • Competições onlines: realizar um evento de competição vai atrair uma grande quantidade de interessados que queiram demonstrar suas habilidades de luta, dança ou esportivas;
  • Desafios em família: agitar as famílias com um bom evento esportivo, pode ser uma boa alternativa, já que, além de promover o bom convívio familiar, também vai incentivar o exercício físico para todas as idades;
  • Corrida virtual: podendo ser realizada na rua, esteira, entre outros lugares. Você estabelece o tempo e as condições da corrida, para que os participantes tenham o estímulo de realizar aquela boa corrida em qualquer lugar em um determinado tempo;
  • Torneio de xadrez: com várias ferramentas para jogos de xadrez online, como por exemplo a Chess.com, você pode organizar um evento que não tem um custo alto e que promova o exercício da memória e de estratégia.

Lembrando que a escolha do tema irá afetar diretamente a quantidade de interessados em seu evento online. Por isso, pense com calma e leve em consideração qual opção é mais atrativa para seus futuros participantes.

Eventos informativos

eventos-informativos

Os eventos informativos são aqueles que tem objetivo de transmitir apenas informação, atraindo assim os olhares dos mais antenados em esportes e saúde, e com isso atingindo um grande número de audiência.

Pois um evento informativo tem potencial de proporcionar um espaço para que a audiência consiga interagir entre si, enquanto se atualiza com as notícias de seus esportes favoritos ou até mesmo com informações úteis para manter um corpo saudável.

Com isso, você pode organizar um evento focado apenas nas novidades de um esporte específico ou tentar trazer algo mais amplo com notícias de campeonatos e esportes em geral.

Além disso, com esse tipo de tema, também pode ser abordado algumas dicas de saúde, como:

  • Práticas saudáveis para um bom desempenho em competições;
  • Alongamento correto;
  • Informações nutricionais para atletas;
  • Evitar lesões ao praticar atividades físicas;
  • Entre outras.

Mas claro, sempre com a ajuda de algum profissional da área para auxiliar no conteúdo ensinado.

Tipos de eventos virtuais esportivos

Agora que você já sabe se seu evento vai ser participativo ou informativo juntamente com o tema, está na hora de escolher qual o formato que mais se encaixa na sua proposta.

E com o crescimento das redes sociais e plataformas de streaming, os eventos tomaram outras formas que vamos explorar mais a frente. 

Então continue com a gente para saber as possibilidades de eventos virtuais esportivos!

Streaming

O streaming pode atender as necessidades tanto de um evento participativo, quanto informativo, pois com as ferramentas certas para abrir uma live esportiva, você possibilita a interação com o público via chat e também é de fácil acesso aos participantes.

Fora isso, além da interação entre o público e o apresentador, as ferramentas para lives conseguem atingir e suportar um grande número de ouvintes para seu evento. Então se você pretende organizar um evento de alta escala o streaming seria uma boa opção.

Conferência ou palestra

Com um bom profissional, que traga credibilidade ao seu evento informativo esportivo, organizar uma conferência ou palestra é uma boa alternativa para projetos que queiram atingir um público mais adulto e que buscam inspiração ou orientações para a prática de esportes.

Nesse formato é possível organizar um evento informativo online sobre seus temas esportivos, já que muitas plataformas digitais oferecem as ferramentas necessárias que dão opções para você organizar do jeito que quiser.

Desafios virtuais

Os desafios virtuais podem animar o público que quer testar os seus limites, mas não sabe como. Então, realizar um evento que incentiva o pessoal a sair da zona de conforto, pode ser uma ótima aposta.

Aliás, com esse formato você consegue atingir um grande número de pessoas, até mesmo fora de seu estado, e possibilita que todas as idades possam mostrar suas habilidades físicas.

Os desafios podem ser enviados via email para os participantes, que ao cumprirem os desafios propostos, dão check-in e com vídeos ou fotos comprovam que realizaram as atividades com sucesso.

Podendo até ter uma recompensa para quem finalizar todos os desafios propostos, com isso vai dar um incentivo a mais para que os participantes não desanimem no meio das atividades.

Aqui no Minhas Inscrições, você pode não só organizar, como participar de desafios virtuais de maneira prática, rápida e simples.

Data e horário

Como todo organizador experiente sabe, a data e horário tem impacto significativo com a quantidade de participantes em seus eventos.

Porém se você está em dúvida de qual data escolher, ou qual o horário mais apropriado para sua platéia, o ideal seria fazer uma pesquisa com o seu público alvo para marcar o melhor horário e data.

Mas claro, sempre tente marcar seus eventos longe de datas comemorativas que podem afetar negativamente o número de participantes.

Além de ficar de olho nas datas comemorativas, recomendamos que, em casos de eventos realizados em live, considere começar seu projeto fora do horário comercial, por exemplo, dar início ao evento depois das 18:30 e com duração de 30 minutos à 1 hora, para que não termine muito tarde também.

Pois um evento demorado corre o risco de causar desinteresse nos ouvintes e a perda de participantes.

Como escolher a plataforma para seus eventos virtuais esportivos?

Ao escolher a melhor plataforma para seu evento virtual esportivo, você deve ter extrema atenção, pois a escolha errada pode causar grandes problemas durante o seu projeto.

Com uma boa plataforma a diferença pode ser feita, tanto para você organizador, como para seus participantes, transmitindo uma experiência única e de excelência sempre com muito profissionalismo.

Por isso, é necessário dar preferência para gerenciar sua corrida virtual pelo Minhas Inscrições, a plataforma que tem como finalidade proporcionar uma experiência única e memorável, tanto para o organizador quanto para seus participantes.

Com a plataforma da Minhas Inscrições, você poderá:

  • Realizar uma corrida física ou virtual;
  • Caracterizar seu evento do jeito que preferir;
  • Acessar um Dashboard que te oferece relatórios financeiros e informações exatas em tempo real;
  • Atendimento específico ao seu projeto com 100% de qualidade e atenção;
  • Criar um portal de notícias;
  • Oferecer para seus participantes certificados digitais;
  • Entre outras ferramentas imperdíveis!

Então clique aqui para saber mais sobre esta plataforma que temos certeza de que você vai gostar!

Preparos para seu evento virtual esportivo

O que elevaria o nível da divulgação de seus eventos virtuais esportivos seria a gravação em vídeo das atividades realizadas durante seu projeto, com isso você pode utilizá-los na divulgação de eventos futuros.

Mas como em toda divulgação de eventos a qualidade é fundamental para obter um resultado profissional em seu projeto, e por consequência podendo chamar a atenção de mais interessados.

Por isso, se você quer elevar o nível da divulgação de seu projeto esportivo, se atente as dicas a seguir:

  • Iluminação: faça alguns testes de iluminação para você poder ter o melhor resultado de imagem possível; 
  • Local: procure um lugar neutro que não tenha muitas cores e objetos que possam dispersar a atenção do público, principalmente em casos de palestras esportivas;
  • Câmera: Tenha certeza que a bateria vai estar cheia ao começar o evento. E procure uma de boa qualidade e sem dificuldades de focar;
  • Internet: Como acompanhar um evento que fica travando, não é mesmo? Então verifique a situação de sua internet antes mesmo do dia de seu grande projeto.

Os preparos para um evento online possuem grandes vantagens por ter um custo menor que os presenciais, e podem atingir uma ótima qualidade com poucos equipamentos que podem ser até mesmo caseiros.

Então se arrisque nesses eventos onlines que vão trazer tanto benefícios para os participantes quanto para os organizadores. Mas lembre-se de sempre ter uma ótima plataforma que irá te auxiliar nesse momento.

Para finalizar…

Agora que você já sabe como organizar um evento virtual esportivo, está na hora de colocar tudo no papel e depois transformar esse projeto em realidade.

E para a realização do seu evento virtual esportivo que nós do Minhas Inscrições convidamos você a acessar a nossa plataforma de inscrições online para eventos esportivos, que oferece a segurança necessária para que seus atletas possam se inscrever, sem preocupação e agilidade em seus eventos.

Nos vemos lá!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.