Transforme seu esporte favorito em movimentação corporal

Atuando no mundo do esporte a mais de 25 anos eu sempre me deparo com pessoas buscando mais saúde em esportes de alto rendimento, buscando reproduzir modelos de atletas profissionais que vivem exclusivamente para isso.

Nós, “meros mortais”, que possuímos uma rotina de prática esportiva associada ao trabalho, família, amigos e outros compromissos, normalmente não realizamos adequadamente a equação entre treinamentos, descansos e competições.

Num programa de atividades esportivas para chegarmos a altos índices de resultados é tão importante quanto a rotina de treinos (momento catabólico), a realização de uma nutrição e um descanso adequado (momento anabólico). Mas na realidade, apenas descansamos o possível e nem sempre o necessário. Muitas vezes nos alimentamos e não nos nutrirmos corretamente.

E essa condição deficitária pode levar ao estresse físico e mental, proporcionando baixos resultados e muitas lesões.

Sendo assim, a minha sugestão para uma vida saudável é transformar nosso esporte favorito em movimentações corporais.

Veja como fazer isso:

– Primeiramente busque orientações profissionais competentes como bons Personal Trainers, Técnicos Esportivos, Preparadores Físicos, Nutricionistas, Psicanalistas, entre outros.

– Em seguida, procure com o seu psicanalista entender psiquicamente quais são os benefícios primários, secundários e terciários que deseja alcançar com o seu esporte. Nem sempre aquilo que queremos é realmente aquilo que desejamos.

– Depois organize seus treinos (volume e intensidade) com seu Técnico, Preparador Físico ou Personal Trainer considerando a sua realidade cotidiana de trabalho, outros afazeres e tempo para descanso.

– E finalmente procure fazer do seu esporte uma oportunidade para movimentar o seu corpo, se divertir e melhorar o seu rendimento esportivo na sua realidade e não na referência de um atleta profissional que vive exclusivamente para o esporte.

É importante saber que atletas de alto rendimento são exigidos ao extremo e convivem com dores e lesões, realidade que talvez não seja viável na sua vida profissional e pessoal.

Assim, seja inspirado pelos campeões, mas aceite a sua singularidade para praticar o seu esporte com segurança, pois essa pode ser a melhor opção para preservar a sua saúde.

Anderson do Prado-Pinduca

Personal Trainer Psicanalista

@pinducaprado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.