Seminário: o que é, tipos, benefícios e como organizar um de sucesso!

Você já participou de um seminário?

Esse tipo de evento é bem popular entre os organizadores e promotores de evento, que tem como principal objetivo promover a disseminação de conhecimento de um modo prático para os participantes.

Ele é mais utilizado para objetivos acadêmicos, já que é voltado para um aspecto educativo. Por isso que faculdades e escolas, utilizam muito esse formato para transmitir um conhecimento específico sobre certo assunto.

Porém, vale frisar que muitos negócios organizam seminários para apresentar novas propostas e ideias a seus colaboradores, dado que esse tipo de evento possibilita o debate e coloca em pauta quais as melhores ações para solucionar determinados problemas.

Então, se você quer saber mais sobre o que é um seminário e, principalmente, como fazer um de sucesso, continue a leitura até o final, visto que ao longo deste conteúdo iremos detalhar:

  • o que é um seminário?
  • benefícios em fazer um seminário;
  • tipos de seminários para organizar;
  • como organizar um seminário em 3 passos.

Vamos lá!

O que é um seminário?

Seminário é um evento onde os palestrantes abordam determinado tema por meio de conferências e outras atividades. Seu principal objetivo é incentivar o pensamento crítico dos participantes sobre um assunto.

Isso porque cada palestrante apresenta seu ponto de vista e perspectiva sobre o tema proposto, e assim, levam o público a refletir sobre as questões levantadas no evento.

Podemos resumir que o seminário é, basicamente, um diálogo entre diversos profissionais e especialistas de uma determinada área, onde eles expõem suas opiniões frente a pauta definida pelos organizadores.

No latim, a palavra seminário significa semente, ou seja, é como se por meio de um seminário, os palestrantes plantassem uma “sementinha” do conhecimento em todos ali presentes.

Benefícios de organizar um seminário

Existem inúmeras vantagens em fazer um seminário, seja você uma escola, faculdade ou até mesmo uma empresa. 

A verdade é que poderíamos ficar horas aqui falando sobre os benefícios, mas para ficar mais fácil, listamos abaixo os principais. Confira:

  • promover o aumento do networking;
  • disseminar conhecimento sobre determinado assunto;
  • ganhar mais autoridade no mercado;
  • ter novas ideias para projetos;
  • desenvolvimento de novas habilidades;
  • se manter atualizado sobre certo tema;
  • mais uma forma de impulsionar a receita do negócio;
  • divulgar uma ideia e projeto;
  • entre outros.

É importante destacar que todos os pontos positivos que citamos acima se aplica para todos os envolvidos no evento, seja os participantes ou até mesmo os organizadores e o negócio.

Tipos de seminários para organizar! 

Muitos acreditam que existe apenas um tipo de seminário, mas como já dissemos, na prática a história é outra. Existem vários tipos de seminários que você pode organizar agora mesmo.

Listamos abaixo os principais para que você possa escolher qual melhor se adequa a sua necessidade.

Seminário acadêmico

Esse é o mais popular, e provavelmente, você já participou de um ou pelo menos já ouviu falar.

O seminário acadêmico geralmente é ministrado pela própria comunidade acadêmica de alguma instituição, e tem como objetivo apresentar informações relevantes sobre um determinado assunto, e claro, estimular a discussão.

Um ponto importante é que o público-alvo não são somente os estudantes de uma universidade, como também os professores, e até mesmo, pode ser aberto para o público geral, a depender da estratégia dos organizadores.

Neste tipo de evento é uma prática comum estudar sobre o tema antecipadamente, para que as críticas e opiniões expostas sejam mais coerentes, relevantes e baseadas em estudos mais aprofundados.

Seminário escolar

Ainda dentro do cunho acadêmico, o seminário escolar é uma espécie de apresentação, onde o professor define uma pauta que deve ser abordada na apresentação realizada por um ou mais alunos para a sua própria turma.

Ele é inserido no âmbito escolar, visto que incentiva o desenvolvimento das habilidades de todos os alunos, como a pesquisa, formação de opinião crítica, além da oratória, já que é preciso expor sua opinião na frente outras pessoas, neste caso, alunos e outros envolvidos na escola.

Seminário empresarial

O seminário empresarial é, de um modo geral, uma espécie de apresentação fornecido de uma organização para seus colaboradores, ou até mesmo para clientes e público em geral, com a ideia de disseminar sobre algum assunto pertinente ao negócio.

É válido lembrar que o seminário sempre tem um único objetivo: a disseminação de conhecimento, ou seja, tanto empresas quanto escolas e universidades podem se beneficiar da organização deste tipo de evento. 

A única coisa que irá mudar é o conteúdo em si, e como será organizado. Para te ajudar, separamos abaixo 3 passos de como fazer um seminário de sucesso, independente do tipo que escolher.

Vamos lá?!

Como organizar um seminário em 3 passos

pessoas planejando evento no escritorio

Defina muito bem o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para garantir que o assunto do seu evento desperte o interesse em sua audiência de participar. 

Por isso, é fundamental escolher um tema que agrade o seu público para incentivar sua participação e o seu seminário ser um sucesso em seu setor.

Para isso acontecer você precisa conhecer mais profundamente sua audiência, como:

  • quais são seus interesses;
  • desejos;
  • medos;
  • vontades;
  • o que fazem no dia a dia;
  • quais eventos participam;
  • quais conteúdos curtem;
  • quais canais eles gostam;
  • quais influenciadores seguem;
  • quais seus costumes;
  • idade;
  • onde moram;
  • entre outros pontos que serão relevantes para o sucesso de seu evento.

Realizar uma análise profunda do perfil de sua audiência é o que irá garantir boa parte do sucesso de seu evento, já que esse item é o que irá guiar todo o resto do processo de organização.

Escolha o local, ou a ferramenta para realizar o seminário

Outro passo importante na organização de um seminário é a escolha do local, caso seja um evento presencial ou híbrido, ou qual a ferramenta online que irá utilizar para a transmissão, caso seja online.

Caso a sua ideia seja organizar algo presencial, é fundamental escolher um lugar adequado, ou seja, bem localizado e com uma boa estrutura para proporcionar a melhor experiência para seus participantes.

É recomendado que se faça um checklist com os itens necessários para tornar o ambiente receptivo para os participantes. Então, anote tudo o que falta, e qual será o custo final com essas compras.

Por outro lado, se o seu caso for a organização de um seminário online, é preciso analisar cuidadosamente as opções de ferramentas para a transmissão do evento, visto que ela deve ser o suficiente para suportar todos os participantes, além de proporcionar uma boa experiência para todos os envolvidos.

Uma ótima opção é o Minhas Inscrições, a solução completa para a organização de seus eventos. Com ela você terá o suporte completo para as inscrições dos seus eventos presenciais, online e híbridos.

Aproveitando, se você quer conhecer mais sobre o MI, leia o nosso artigo 7 motivos para trazer o seu evento para o MI. Temos certeza de que irá se surpreender com as inúmeras possibilidades que a nossa ferramenta proporciona para todos os organizadores.

Faça um bom planejamento de marketing para a divulgação

Um evento sem a divulgação correta dificilmente será um sucesso.

Por isso, é preciso realizar um bom planejamento de marketing para divulgar na hora certa para as pessoas certas.

Coloque em um documento todas as estratégias e ações necessárias para atingir a meta de participantes que estipularam na etapa do planejamento.

Além é claro, de definir um orçamento limite para essas iniciativas, visto que qualquer uma possui um custo específico.

É essencial que você e sua equipe tenha respostas para tais perguntas:

  • quais as redes sociais que irão utilizar para promover o evento?
  • quais os canais (online e/ou offline) para a promoção?
  • quais serão os pontos de venda?
  • quais meios minha audiência se encontra mais presente?
  • quais as melhores ações para impactar as pessoas certas?
  • qual o valor que será preciso investir?
  • quais canais iremos investir dinheiro?
  • quais profissionais qualificados precisamos para realizar a divulgação da melhor forma possível?
  • entre outras.

Seminário: considerações finais…

Já que o conteúdo foi extenso, vamos recapitular todos os pontos aprendidos ao longo deste conteúdo:

  • o que é um seminário?
  • benefícios em fazer um seminário;
  • tipos de seminários para organizar;
  • como organizar um seminário em 3 passos.

Agora que você já sabe o que é seminário, tipos, benefícios e como organizar um de sucesso, está mais que preparado para criar o seu e turbinar seus resultados!

E para te ajudarmos ainda mais nessa missão de organizar eventos que bombam, veja abaixo outros conteúdos que podem te ajudar nessa jornada:

Também queremos saber sua opinião sobre este conteúdo. Deixe um comentário se ele te ajudou de alguma forma. Sua opinião é muito importante para nós!

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
LOGO MI

Crie seus eventos no
Minhas Inscrições

Tenha as melhores ferramentas para uma gestão completa de seus eventos em um só lugar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.