Phygital é um termo que todo organizador de eventos deveria saber.
Afinal, esse conceito surgiu a partir da pandemia que vivenciamos recentemente, e está mudando completamente a interação do público com as marcas.
Especialmente, no setor de eventos, onde já está difícil separar a realidade do ambiente virtual.
Fique tranquilo que explicaremos detalhadamente o que é phygital, e principalmente sobre o phygital em eventos.
Então, continue a leitura até o final para ficar por dentro de todas as novidades que podem impactar positivamente a forma de produzir eventos.
Você verá neste artigo:
- O que é phygital?
- Entenda o phygital em eventos!
- Exemplos do phygital em eventos!
- Conheça quais são os benefícios do phygital;
- 3 passos para aplicar uma boa estratégia phygital.
Vamos lá!
O que é phygital?
Phygital é a integração entre o mundo físico e digital. Ele surgiu da junção das palavras em inglês physical (físico) e digital. Ou seja, ele é capaz de proporcionar uma experiência única para o público.
Essa tendência possibilita a interação total do público com uma determinada marca, tanto no ambiente virtual quanto físico.
Ou seja, as pessoas conseguem interagir com uma marca de formas diferentes, transformando assim a experiência única e exclusiva — quando bem planejada e executada.
Entenda o phygital em eventos!
O phygital em eventos é algo cada vez mais frequente nas produções de eventos, sejam eles workshops, shows, palestras, seminários, entre outros.
Leia também: Eventos corporativos: o que são, tipos e como organizar! Guia completo
Isso porque ele é capaz de proporcionar experiências únicas para todos os participantes.
Inclusive, o phygital é aplicado por meio dos eventos híbridos, ou seja, eventos que possuem características tanto dos presenciais quanto dos digitais.
Um exemplo claro do phygital em eventos é o uso de totens espalhados no local do evento, onde pode ter quizzes e formulários que as pessoas presentes podem interagir.
Ou até mesmo, a transmissão de um show ao vivo na internet, onde os presentes podem interagir por meio do chat.
Continue a leitura para ver mais exemplos deste conceito na prática!
Vem com a gente!
Exemplos do phygital em eventos!
Um exemplo desta técnica aplicada é em um evento presencial onde a marca pode espalhar fotos dos participantes nos telões, fortalecendo ainda mais seu relacionamento com o público.
Exemplificando no digital poderia ser um show de algum artista, transmitido de forma online para pessoas de todo o mundo terem a oportunidade de participarem do evento em questão.
Outra forma de utilizar esse conceito no ambiente físico é por meio de totens — como já mencionamos no tópico anterior.
No entanto, neste caso, além de quizzes e formulários, poderia ser aplicado de forma onde a tecnologia consiga identificar a presença dos participantes e enviar mensagens personalizadas, promoções entre outras campanhas de marketing do evento.
Conheça quais são os benefícios do phygital
Existem inúmeras vantagens da aplicação do phygital em suas produções, afinal, trata-se de uma tendência que veio para ficar.
Selecionamos os principais benefícios que você, como organizador e/ou produtor de eventos, precisa saber:
- criação de uma experiência inesquecível para os participantes no presencial, aliada com a experiência digital;
- aumento no engajamento no pré, durante e pós-evento, por meio dos recursos digitais oferecidos pelo organizador;
- entendimento mais aprofundado sobre o comportamento e necessidades do público;
- estimulação dos hábitos de compra, por meio do auxílio do digital.
E aí, viu que só tem vantagens em aplicar essa tendência, não é mesmo?
Mas a pergunta que fica é: como colocar isso em prática?
Vem com a gente, que te explicamos no próximo tópico.
3 passos para aplicar uma boa estratégia phygital
O que você precisa entender é que as estratégias phygital, em sua maioria, estão focadas em melhorar a experiência do consumidor para com uma marca.
Desde o primeiro contato, até o pós-venda, ou neste caso, no pós-evento.
Leia também: Pós-evento: 10 dicas para surpreender e encantar os participantes!
Por isso, todas as organizações que estão correndo atrás para entender mais sobre esse termo estão bem à frente de sua concorrência.
E claro, você como um excelente organizador de eventos já está se antecipando e saindo em disparada só por estar aqui neste conteúdo.
Então, sem mais delongas, bora entender os passos para aplicar uma boa estratégia phygital, independente do tipo de evento que esteja organizando.
1- Fique atento ao omnichannel
Você já ouviu falar no omnichannel?
Ainda não?
Calma, que iremos te explicar agora mesmo sobre o que se trata, e o porquê ele é tão importante para uma estratégia phygital eficiente.
O omnichannel é uma estratégia comercial que faz a integração de diferentes canais de comunicação, visando oferecer aos clientes uma experiência de marca unificada para que cada consumidor possa alternar entre vários pontos, e mesmo assim ter um atendimento de excelência.
Em outras palavras, é uma tática cujo objetivo é envolver e, principalmente, encantar o público de uma marca em diferentes canais.
Portanto, uma estratégia de phygital engloba essa atenção especial em todos os canais de contato com o público.
Pois, do mesmo jeito que os participantes gostam de ser bem atendidos nas redes sociais, no momento do evento, eles buscam o mesmo tratamento.
2- Utilize a tecnologia a seu favor
Com as ferramentas certas, o seu evento, sem dúvidas, subirá de nível.
Por isso, é preciso ficar atento com o surgimento das novas tecnologias, e utilizá-las a seu favor, especialmente, em uma estratégia phygital, onde elas se fazem indispensáveis.
QR Codes, inteligência artificial, entre outras são capazes de transformar por completo a comunicação da sua marca com sua audiência.
Muitas pessoas se enganam acreditando ser preciso investir altos valores em tecnologias, muito pelo contrário.
Ações simples — e baratas — podem já elevar o nível de sua estratégia, como a adaptação do seu site para dispositivos móveis.
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Leia também: 7 motivos para trazer o seu evento para o MI
3- Busque proporcionar experiências únicas
O marketing de experiência, também conhecido como marketing sensorial, chegou para ficar.
Ele tem como foco proporcionar experiências inesquecíveis para o público, ou seja, surpreendê-los de variadas formas e locais distintos.
O sentimento de surpresa é capaz de gerar resultados muito positivos para as empresas que aplicam.
E isso é totalmente possível por meio de uma estratégia phygital bem elaborada. 😉
Existem diversas formas para gerar esse elemento surpresa e fortalecer ainda mais o relacionamento de marca com o público.
As pessoas não compram produtos ou serviços, mas sim as sensações e experiências vividas. Negócios que conseguem fazer isso, considerando o que é phygital vão prosperar e se destacar perante os outros que fazem mais do mesmo.
Considerações finais…
Lembre-se sempre que as pessoas não compram produtos ou serviços, mas sim experiências.
E agora, depois de todo esse conteúdo você está preparado para colocar em prática sua estratégia phygital?
Esperamos que sim.
Mas, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos todo mundo!
Para ficar fresco na memória, confira abaixo os tópicos que abordamos ao longo deste artigo:
- O que é phygital?
- Entenda o phygital em eventos!
- Exemplos do phygital em eventos!
- Conheça quais são os benefícios do phygital;
- 3 passos para aplicar uma boa estratégia phygital.
Além disso, confira outros conteúdos que podem te interessar e impulsionar ainda mais o crescimento de seus eventos:
- Copywriting para eventos: saiba como usar essa técnica a seu favor!
- Métricas para eventos: descubra as 10 principais para analisar!
- Marketing promocional para eventos: o que é, para que serve e passo a passo de como fazer!
- Benchmarking para eventos: o que é, benefícios, como fazer e dicas exclusivas!
Até a próxima!