Black Friday em eventos: o que é e como aproveitar essa data para vender mais inscrições!

Black Friday em eventos é um assunto que deveria ser pauta anual de todas as organizações que trabalham neste setor. 

Isso porque se trata de um dos períodos mais rentáveis, já que as pessoas estão mais dispostas a gastar devido às promoções.

O ponto é que você, como organizador e/ou produtor de eventos, precisa estar atualizado das estratégias para arrasar na black friday em eventos, e assim, conseguir aumentar suas vendas de inscrições

Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura até o final e confira:

  • Qual a origem da black friday?
  • Benefícios da black friday;
  • Black Friday em eventos: 5 dicas para aproveitar ao máximo!

Preparado?

Então, vamos lá!

Qual a origem da Black Friday?

A Black Friday tem origem nos Estados Unidos da América (EUA), havendo indícios de que o termo foi desenvolvido por volta dos anos 90 na Filadélfia. 

No entanto, a black friday se popularizou no ano de 1975, quando jornais da região começaram a usar o mesmo termo para se referir à correria que acontecia nos centros das cidades neste período.

Vale frisar que ela acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, tendo como referência o Dia de Ação de Graças, que ocorre toda última quinta-feira do mês.

Com isso, os varejistas aproveitaram para usar essa expressão que simboliza “muvuca” antes das festas de fim de ano, como algo positivo para as vendas. 

Já que as pessoas estavam mais dispostas a gastar mais dinheiro nesta época do ano. 

No Brasil, a black friday se popularizou em novembro de 2010, principalmente no meio digital.

Hoje, já faz parte de nossa cultura também.

Por ser uma data especial para o aumento das vendas de qualquer tipo de negócio, você como organizador de eventos pode aproveitar, já que ela proporciona inúmeras vantagens.

Veja abaixo!

Benefícios da Black Friday em eventos

Existem vários benefícios da Black Friday em eventos, afinal, estamos nos referindo a uma data importante que pode impulsionar as vendas de inscrições de uma forma inimaginável.

Ou seja, podemos concluir que a maior vantagem da Black Friday em eventos é o aumento das vendas devido à tendência de comportamento de consumo. 

Além de outros benefícios que citaremos logo abaixo.

Continue com a gente!

Aumento das vendas 

É importante oferecer descontos nos valores das inscrições neste período do ano, para influenciar as pessoas que estão indecisas sobre a compra, já que elas estão mais predispostas a gastar.

Em outras palavras, quem não ama uma promoção?

Além de conquistar espaço no coração de quem já é cliente, você também irá atrair novas pessoas que tinham “receio” de comprar no preço original, pois ainda não estavam seguras quanto a sua decisão.

Crescimento do faturamento 

Diminuir o valor do ingresso pode até assustar alguns organizadores, afinal, será que isso pode afetar negativamente o lucro?

A resposta é: depende.

Quando a campanha de Black Friday em eventos é bem planejada, o ROI (Retorno Sobre o Investimento) pode ser muito positivo, já que os valores mais baixos tendem a atrair mais pessoas para o evento.

Ou seja, o segredo aqui é o volume de vendas.

Melhora no relacionamento com o público 

Conforme uma pesquisa publicada no portal Think with Google, 78% das pessoas voltam a comprar no mesmo lugar após experimentar a primeira compra durante a Black Friday.

Isso quer dizer que ao fazer sua organização participar desta campanha, ela estará um passo mais perto de transformar leads em clientes, e clientes em fãs.

Além disso, sem dúvida, o negócio irá alcançar um novo público que até então poderiam não te conhecer sem essa promoção.

Insights valiosos para as próximas edições

Toda ação, principalmente uma como a Black Friday para eventos, é capaz de proporcionar inúmeros insights para o negócio de modo geral.

Que podem ser aplicados nas próximas edições, e assim, conseguir resultados ainda melhores.

Uma dica valiosa que nós do Minhas Inscrições podemos te dar é a de que: não tenha medo de tentar.

Faça algo diferente, como dar um brinde além do desconto no preço, por exemplo.

E claro, análise para identificar o que pode ser aprimorado para ter ainda mais resultados.

Leia também: Métricas para eventos: descubra as 10 principais para analisar!

Black Friday em eventos: 5 dicas para aproveitar ao máximo!

Chegamos na parte mais interessante do conteúdo, as dicas para você aproveitar ao máximo a Black Friday em eventos!

Continue com a gente para que você consiga tirar o máximo de proveito desta data tão popular e lucrativa.

Vem!

Crie suas metas para a Black Friday em eventos!

Qualquer ação sem o devido planejamento tem grandes chances de dar errado, em outras palavras, trazer até mesmo prejuízo para o negócio.

Para evitar esse tipo de situação é preciso planejar cuidadosamente como será realizada essa campanha de black friday dentro da organização.

O primeiro passo para isso é estabelecer metas, como por exemplo:

  • vender 65% das inscrições;
  • aumentar em 20% as vendas comparada ao mês anterior;
  • possuir 1500 pessoas confirmadas;
  • entre outros.

Uma dica interessante é reunir toda a equipe e traçar os objetivos em conjunto, assim, todos estarão na mesma página.

Forneça descontos atrativos e verdadeiros

Vale destacar que a Black Friday é conhecida pelos descontos incríveis, ou seja, nada de 10% ou 15% de desconto.

Aqui é interessante apostar em promoções acima de 60% de desconto, no mínimo.

Isso irá fazer com que a pessoa não deixe para depois, já que a oferta possui tempo limitado, o que, consequentemente, trará ainda mais participantes.

A pessoa deve pensar: “não posso perder essa oportunidade de forma alguma! Preciso estar presente neste evento”.

E lembre-se, o lucro pode não vir imediatamente, mas a longo prazo sim. .)

Conte com uma ferramenta de gestão de eventos eficiente!

Você sabia que existe uma ferramenta de gestão de eventos completa e que ainda te ajuda a impulsionar seus eventos em períodos de desconto?

Sim!

Estamos falando do Minhas Inscrições.

Nossos organizadores têm a vantagem de participar da Orange Week, onde impulsionamos seus eventos em nossas redes sociais que atingem milhares de pessoas.

Além do envio de calendários para participantes de todo o Brasil.

E claro que muito além disso, no MI você possui todos os recursos necessários para realizar a gestão completa do seu evento em um só lugar.

Só para ter uma ideia, confira abaixo porque fazer parte do time de organizadores do Minhas Inscrições:

  • criar um hotsite personalizado;
  • elaborar cupons de desconto;
  • setup completo;
  • perguntas e respostas para os participantes;
  • combos e kits;
  • gestão financeira completa;
  • gestão de kits e check-in;
  • atendimento especial;
  • muito mais.

Ficou interessado e quer saber mais?

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Foque pesado na divulgação 

Para ter ainda mais resultados, além de contar com a Orange Week do Minhas Inscrições, invista na divulgação em suas redes sociais e site.

As pessoas precisam saber que a sua organização está fazendo parte da Black Friday em eventos, caso contrário, irá perder inúmeras oportunidades.

Segue abaixo algumas dicas para promover e arrasar nesta área:

  • faça parcerias com influencers;
  • crie anúncios nas redes sociais;
  • poste stories avisando seus seguidores da promoção de black friday;
  • faça um post em seu blog;
  • coloque a promoção em destaque em seu site;
  • entre outras.

Confira também: Marketing promocional para eventos: o que é, para que serve e passo a passo de como fazer!

Faça testes!

Entenda que marketing é teste, e isso pede acompanhamento.

Ou seja, analise constantemente para ajustar as estratégias conforme o andamento dos resultados.

Assim, atingir as metas e objetivos traçados inicialmente não será uma tarefa difícil.

O importante aqui é se adaptar segundo os resultados, e principalmente não ter medo de tentar.

Sabemos que a Black Friday acontece em um só dia, no entanto, você pode ir testando suas promoções com campanhas experimentais sob a bandeira da Black November.

A Black November é a preparação para a Black Friday durante todo o mês de novembro.

Então, a ideia aqui é aproveitar o máximo todo esse tempo!

Black Friday em eventos: preparado para arrasar?

E aí, preparado para aplicar a Black Friday em eventos?

Nós do Minhas Inscrições esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você! 

Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para colocar nos comentários que responderemos todo mundo!

Para recapitular, veja abaixo os tópicos que cobrimos neste artigo:

  • Qual a origem da black friday?
  • Benefícios da black friday;
  • Black Friday em eventos: 5 dicas para aproveitar ao máximo!

Além disso, confira outros conteúdos que podem te interessar e impulsionar ainda mais o crescimento de seus eventos:

Até a próxima!

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