3 estratégias para aumentar as inscrições do seu evento com o Marketing Digital

Está procurando por estratégias para aumentar as inscrições do seu evento e não sabe por onde começar? É um organizador experiente e está buscando por novos insights? 

O Marketing Digital está aí, e todo empreendedor e empresário deve criar uma maturidade sobre o assunto para poder direcionar recursos e investimentos de forma consciente. Claro, não estamos sugerindo que você seja um expert no assunto, mas conhecer o básico é fundamental.

Por isso, fique com a gente e descubra:

  • O que é Marketing Digital
  • Motivos para usar uma plataforma de eventos como estratégia e aumentar as inscrições
  • 3 estratégias para aumentar as inscrições do seu evento com o Marketing Digital
  • Estratégia Bônus

O que é o Marketing Digital

Segundo o pai do marketing, Philip Kotler, marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Marketing Digital é a evolução do Marketing tradicional. Antes, estávamos acostumados em anunciar para a grande massa, através de mídias como a TV, Rádio e Jornal. E se você é um organizador mais experiente, certamente usava a impressão gráfica de flyers como um meio de divulgação do seu evento.

O Marketing Digital chegou para criarmos as mesmas ações no ambiente digital, ou seja, através da Internet. Mas a grande diferença é: poder criar anúncios cada vez mais segmentados, entregando a mensagem certa para a pessoa certa.

Vamos a um exemplo:

Quando você assiste a TV, você é impactado por comerciais no intervalo da programação de um canal. Esses anúncios são exibidos para a grande massa, ou seja, pode ser que este anúncio não seja especificamente para você, mas é exibido para todos os telespectadores a nível nacional ou regional.

Já na internet, se você procurar por um tênis no Google, logo, você verá vários anúncios relacionados ao que você buscou. Se você acessou o perfil do Instagram de uma loja de tênis, você verá anúncios dessa loja por alguns dias até você comprar o produto anunciado.

Sendo assim, podemos entender melhor a diferença do marketing para o marketing digital. O Marketing Digital é a solução mais barata para o seu negócio do que o Marketing tradicional. Por isso, usar o Marketing Digital com estratégia e com as ferramentas certas, fará com que você tenha resultados incríveis.

Motivos para usar uma plataforma de eventos como estratégia e aumentar as inscrições

Publicar seus eventos no Minhas Inscrições deve fazer parte da sua estratégia de marketing, pois você atinge mais pessoas para seu evento.

Conheça nossas ferramentas de divulgação:

  • Banners inteligente que são exibidos em nosso portal de eventos
  • Calendário MI enviados para mais de 1 milhão de participantes ativos
  • Redes sociais para divulgação orgânica do seu evento aos nossos seguidores
  • Anúncios patrocinados, onde você só paga pela campanha e o MI configura tudo sem cobrar nada por isso.

Com o Minhas Inscrições, você publica seus eventos em poucos passos! 

Para entender melhor sobre como publicar seus eventos e como cada meio de divulgação funciona, clique aqui.

Com o MI, você conta com ferramentas poderosas! 

  • Hotsite personalizado para criar seu link de inscrição;
  • Setup completo para incluir regulamento, tipos de inscrições, perguntas e respostas, combos e kits e etc;
  • Cupons de desconto para alavancar suas ações promocionais;
  • Pesquisa de satisfação após o término do evento;
  • Gestão de Kits e Check-in dos participantes;
  • Gestão Financeira transparente de seus repasses, créditos, reembolsos e empenhos;
  • Relatórios e Estatísticas completos para você acessar quando quiser;
  • Pós evento completo com número de participação, certificado de conclusão, publicação de resultados;
  • E muito mais!

Agora que você já descobriu a importância de ter seus eventos publicados no Minhas Inscrições, vamos falar sobre as estratégias que você pode usar com o Marketing Digital.

Vamos começar?

3 estratégias para aumentar as inscrições do seu evento com o Marketing Digital

Para aplicar o Marketing Digital na sua estratégia de divulgação, vamos te mostrar as principais ferramentas de marketing para você usar a que mais faz sentido para o seu negócio.

Criar lotes promocionais

Esta estratégia lhe permite criar lotes promocionais durante o seu pré evento, permitindo criar aquela sensação de urgência e escassez para o público que deseja participar do seu evento, o que chamamos de gatilhos mentais!

O público sente que as inscrições podem acabar a qualquer momento. E se isso acontecer, vão ficar fora do evento. Além disso, poder economizar ao adquirir a inscrição com antecedência. Ninguém quer perder dinheiro e boas oportunidades, não é mesmo?

Os primeiros lotes costumam ser “mais baratos” e os últimos lotes “mais caros”. Colocamos entre aspas, pois o barato e caro são relativos. Entendemos que o valor está na experiência que seu evento pode proporcionar.

Supondo que seu ticket médio seja R$ 100,00, você pode criar seus lotes promocionais desta forma:

  • 1º LOTE – R$ 100,00 até o dia X
  • 2º LOTE – R$ 150,00 até o dia X
  • 3º LOTE –  R$ 200,00 até o dia X

Para cada lote, você pode definir a quantidade de vagas.

Supondo que o espaço comporte 1.000 pessoas, você pode distribuir as vagas desta forma:

  • 1º LOTE – 400 vagas
  • 2º LOTE – 300 vagas
  • 3º LOTE – 300 vagas

Este é só um exemplo, que pode variar de acordo com o seu tipo de evento e público. Estrategicamente, pode fazer mais sentido deixar menos vagas no primeiro lote do que no segundo.

Criar lotes promocionais alinhados à uma boa estratégia de comunicação e divulgação, pode aumentar as inscrições do seu evento. Com isso, é possível ter uma análise real do quanto você pode investir na produção.

Email Marketing

O Email Marketing é uma das estratégias do Marketing Digital mais usadas pelas empresas. Se você já construiu a sua base de participantes, você pode e deve divulgar para os participantes das edições anteriores (se você tiver permissão do contato para enviar emails), usando o email marketing.

Mas aqui vai uma dica importante. Crie um calendário editorial antes de disparar vários emails.

O que isso quer dizer?

Ao invés de enviar emails pedindo para a sua base fazer uma inscrição, crie um plano de comunicação para despertar o desejo. O ponto chave é criar uma relação com quem já participou do seu evento.

Exemplo:

Antes de abrir as inscrições do seu evento, crie um planejamento de envio de email, que pode ser enviado 1 ou 2 vezes por semana.

  • Email 1 >> falar que seu evento está chegando na cidade.
  • Email 2 >> revelar o dia do seu evento, e crie expectativa e mistério sobre as atrações do seu evento.
  • Email 3 >> revelar as atrações do seu evento.
  • Email 4 >> mostrar o local do evento em detalhes ou um diferencial do seu evento.
  • Email 5 >> Contagem regressiva para abertura das inscrições.
  • Email 6 >> Abertura das inscrições.
  • Email 7 >> Últimas vagas.
  • Email 8 >> Encerramento do primeiro lote e abertura do segundo lote.

Percebeu que foi criado um funil? Sim, criamos aqui uma expectativa e desejo em participar do seu evento. Por isso, caprichar na comunicação e no design, usando técnicas de copywriting é indispensável nesta estratégia para aumentar as inscrições do seu evento.

Lembre-se de segmentar a sua base. Se seu evento é em Campinas, não faz sentido enviar uma mensagem para quem mora no Rio de Janeiro, a não ser que seu evento tenha relevância nacional.

Conteúdo Relevante para as Redes Sociais

As Redes Sociais chegaram pra ficar. Por isso, é importante ter uma estratégia de criação de conteúdo com objetivo de atrair seguidores, ou seja, construir uma comunidade forte e que se identifique com a sua marca.

Assim como vimos no Email Marketing, postar apenas o flyer do seu evento não vai fazer você aumentar as inscrições do seu evento. Você precisa construir uma relação criando um planejamento de postagens.

Pensando que seu púbico esteja no Instagram, vamos entender melhor os formatos que você pode explorar:

Reels >> ferramenta ideal para ganhar seguidores. As pessoas estão na Internet para se distrair. Por isso, criar Reels relacionadas ao nicho do seu evento vai gerar conexão e identificação. O objetivo aqui é conduzir a pessoa para o seu perfil, e se gostar, certamente vai se tornar seu seguidor.

Uma dica: vale procurar um criador de conteúdo voltado para o seu nicho. Se seu evento é voltado para o CrossFit, procure fazer uma parceria com um convidado que já esteja no Instagram criando conteúdo relevante, e que possa ser seu parceiro para criar conteúdos para o seu Instagram.

Feed >> aqui você cria conteúdo de valor, como em formato carrossel ou imagem única. O objetivo é alimentar seus seguidores com mais conteúdo relevante.

Stories >> aqui você cria conteúdo para humanizar a sua marca. O objetivo é criar uma relação mais próxima com seu seguidor: mostrar os bastidores da organização, criar enquetes para definir algo importante, revelar as atrações, lembrar sobre a virada de lote e muito mais!

Leia também: Ações de Marketing no Instagram: Top 10 melhores estratégias para se destacar!

E aqui vai mais uma dica: não desista! Criar conteúdo, atrair seguidores e criar uma comunidade forte, requer tempo e dedicação. Por isso, procure por profissionais que possam te ajudar nesta jornada.

Estratégia bônus: Marketing de Fidelização

Prometemos 3, mas vamos entregar mais uma estratégia pra você!

Todas as estratégias acima te ajudam a conduzir o público-alvo do topo ao fundo do funil.

Leia também: Funil de vendas para eventos: o que é, benefícios, como fazer e muito mais! Guia completo

Agora, lembra do Email Marketing que falamos acima? Se a sua base é de participantes de uma edição anterior, que tal criar um cupom de desconto exclusivo para quem já comprou de você?

De acordo com pesquisa da Invesp, um aumento de apenas 5% na lealdade de um cliente pode aumentar o lucro médio de cada comprador em 25% a até 100%.

Essa estratégia tem como objetivo construir uma confiança dos seus participantes e transformar um participante eventual em um participante recorrente.

Desta forma, você cria um relacionamento mais duradouro, aumenta seu ticket médio e reduz o custo de aquisição. 

E aí, está pronto para aplicar essas estratégias em seu planejamento e aumentar as inscrições do seu evento?

Falamos sobre 4 estratégias para aumentar as inscrições do seu evento com o Marketing Digital. Existem várias estratégias, mas trouxemos o que consideramos mais importante e relevante para divulgação de seus eventos.

O que vimos ao longo deste conteúdo:

  • O que é Marketing Digital
  • Motivos para usar uma plataforma de eventos como estratégia e aumentar as inscrições
  • 3 estratégias para aumentar as inscrições do seu evento com o Marketing Digital
  • Estratégia Bônus

Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo, que responderemos às dúvidas de todo mundo.

Além disso, aproveite para conferir outros conteúdos que podem ser do seu interesse como organizador:

Até a próxima!

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