Você tem criado briefing para cada evento que produz ou organiza? Sabe a importância e as vantagens de ter esse documento? Não se preocupe! Você chegou no lugar certo e vamos te contar tudo sobre Briefing para eventos.
O Briefing para eventos pode te ajudar nas definições gerais de cada evento que produz ou organiza. Neste documento, deve constar todas as informações necessárias para direcionar a sua equipe e fornecedores, mantendo todos os envolvidos na sua produção na mesma página.
Sendo assim, você como produtor ou organizador, deve ter o briefing para eventos “redondinho” para compartilhar com as pessoas que estarão envolvidas do pré ao pós evento.
Por isso, fique com a gente e descubra:
- O que é Briefing para eventos?
- Vantagens ao elaborar um Briefing para eventos
- Como elaborar um Briefing para eventos
O que é Briefing para eventos?
Briefing para eventos é um documento que contém todas as informações do seu evento para a realização do projeto.
Esse documento serve como um guia para direcionar a sua equipe e fornecedores, com objetivo de atingir o resultado esperado. Sendo assim, o briefing para eventos deve constar todas as suas necessidades, com objetivos que sejam atingíveis e ações que sejam entregáveis.
Em seu Briefing para eventos, deve ter o registro de ideias iniciais, de forma clara, detalhada e aprofundada sobre o que precisa ser entregue. Para ter esse resultado, é preciso seguir alguns itens importantes, que vamos compartilhar mais a frente.
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Vantagens ao elaborar um Briefing para eventos?
Seja um evento de pequeno ou grande porte, o Briefing para eventos é indispensável ao produzir ou organizar um evento, trazendo muitas vantagens para o seu negócio:
- Menor tempo de duração: com todas as informações do seu evento presentes no briefing, torna a execução mais ágil.
- Resultados alinhados: todos que receberem seu briefing estarão na mesma página, sabendo exatamente do que você precisa.
- Sem retrabalhos: pequenos ajustes são diferentes de retrabalho. O briefing para eventos te ajuda a comunicar de forma eficiente as suas necessidades. Quanto mais aprofundado e claro for seu briefing, melhor será o entendimento e a entrega das demandas.
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Como elaborar um Briefing para eventos
Para começarmos, você pode elaborar seu briefing para eventos em um documento do Word. Neste documento, preocupe-se em colocar no “papel” todas as informações que possam responder às dúvidas de quem vai receber esse documento.
Lembre-se de ter clareza sobre as informações. Quanto mais aprofundado e claro for, melhor. E claro, não deixe de revisar o que você digitou.
Vamos lá?
Informações gerais do seu evento
Apresente de forma geral as informações do seu evento, respondendo às seguintes perguntas:
- O que é o evento?
- Onde será realizado?
- Quando será realizado?
- Por que ele é realizado?
- Quais são os objetivos do seu evento?
- Quais serão as atrações do seu evento
- Por que seu evento é diferenciado?
- Por que as pessoas devem participar do seu evento?
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Informações sobre o objetivo do seu evento
Seja qual for o seu segmento, é necessário ter claro no briefing para eventos, o objetivo deste evento, e de cada ação que precisa ser criada, seja esse objetivo macro ou micro.
Exemplo de objetivo macro: crescimento de público ou faturamento.
Exemplo de objetivo micro: distribuir X brindes promocionais do patrocinador durante a abertura do evento e orientar o participante a postar uma foto com o brinde nas redes sociais com a #…
Público-alvo do seu evento
Definir o público-alvo é muito importante para que sua equipe e fornecedores entendam qual é o perfil de público que será impactado durante o evento. Isso ajuda a elaborar estratégias eficazes e comunicações assertivas em todo o planejamento de divulgação.
Por exemplo, se seu evento atinge um público acima dos 40 anos, talvez não faça sentido criar alguma ação de marketing digital usando o app TikTok, pois 60% do público que utiliza o TikTok têm menos de 30 anos.
Entender quem é seu público fará total diferença no planejamento e execução de determinadas ações, garantindo assim o melhor resultado possível para o sucesso do seu evento.
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Orçamento do seu evento
Para realizar as ações que deseja no seu Briefing para eventos, é importante determinar o budget para cada ação.
Por exemplo, se uma das ações é divulgar seu evento nas redes sociais, podemos listar algumas necessidades que envolvem custo:
- Verba para um bom designer (caso não tenha um no seu time)
- Verba para um gestor de tráfego
- Verba para anunciar nas redes sociais
Defina uma verba para cada ação descrita em seu briefing para eventos, a fim de garantir que seu orçamento não fique “estourado”.
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Cronograma
Para cada ação definida no seu briefing para eventos, determine um prazo de entrega e crie um cronograma com todos os prazos definidos. Ter esse cronograma é indispensável para fazer o acompanhamento das necessidades entre sua equipe e os fornecedores.
E aí, está pronto para criar o seu Briefing para eventos?
Como podemos ver, o Briefing para eventos é indispensável na produção ou organização de qualquer tipo ou porte de evento. Por isso, elabore seu documento e esteja sempre disponível para esclarecer as dúvidas que possam surgir entre sua equipe e fornecedores.
Organizar cada ação do seu evento te ajuda a criar planos de contingências em casos de imprevistos, garantindo uma produção mais tranquila e uma experiência inesquecível para os seus participantes.
O que vimos ao longo deste conteúdo:
- O que é Briefing para eventos?
- Vantagens ao elaborar um Briefing para eventos
- Como elaborar um Briefing para eventos
Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo, que responderemos às dúvidas de todo mundo.
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Até a próxima!