Canvas: entenda o que é e como funciona a metodologia Canvas para eventos!

Você já ouviu falar na metodologia Canvas para eventos?

Sabemos que o Canvas é uma estratégia para criar modelos de negócios. No entanto, ela também pode ser aplicada no setor de eventos para auxiliar no planejamento e organização dos projetos.

Ela é ideal para organizadores e produtores de eventos que precisam gerenciar muitos processos e equipe, além do orçamento e calendário.

Entender o que é o Canvas para eventos irá alavancar os resultados de seus projetos ainda mais.

Para entender a fundo sobre, continue a leitura até o final e aprenda:

  • O que é a metodologia Canvas?
  • O que é o Canvas para eventos?
  • Canvas para eventos: como funciona?
  • Quais os benefícios de investir no Canvas para eventos?

Preparado?

Então, vamos lá!

O que é a metodologia Canvas?

Canvas, também chamado de Business Model Canvas, é uma espécie de ferramenta de planejamento estratégico, que possibilita o desenvolvimento de modelos de negócios novos ou já existentes. 

O suiço Alex Osterwalder é o criador desta ferramenta, apresentando o modelo de negócio Canvas pela primeira vez em sua tese de doutorado pela universidade HEC Lausanne por volta dos anos 2000. 

O que causou uma grande repercussão no mundo dos negócios, já que essa metodologia proporciona agilidade e inovação para as empresas.

O Canvas, de fato, é um dos recursos fundamentais para garantir uma boa gestão do negócio, quando realizada corretamente.

Para isso, entenda o que é o canvas para eventos no próximo tópico!

O que é o Canvas para eventos?

Como vimos, o Canvas é uma metodologia de planejamento estratégico, e o Canvas para eventos permanece com a mesma base, porém voltado para o setor de eventos.

Ela é um gráfico visual que apresenta nove elementos essenciais para a organização de qualquer projeto, sendo:

  • público alvo;
  • proposta de valor;
  • canais;
  • relacionamento com participantes;
  • fontes de receita;
  • recursos-chave;
  • atividades-chave;
  • principais parceiros;
  • estrutura de custos.

A partir da definição dos pontos listados acima, o organizador terá uma mina de ouro nas mãos, já que obterá informações valiosas para o gerenciamento de um evento de sucesso.

Ao começar a aplicar esta metodologia, você verá que ela é bem colaborativa, ou seja, irá requerer a participação de todos os membros da equipe, o que é capaz de transformar os resultados de qualquer projeto.

Além disso, o Canvas para eventos proporciona uma macrovisão da operação para todos da equipe, facilitando a operação.

No próximo tópico explicamos como funciona, na prática, o Canvas para eventos.

Vem com a gente!

Canvas para eventos: como funciona?

Para colocar o Canvas para eventos em prática, será preciso alguns itens como:

  • um canvas board, com espaço para a divisão dos nove blocos citados acima;
  • post-its;
  • união da equipe.

Com isso, podemos já dar início ao brainstorming seguindo cada uma das divisões que o método pede:

Definição do público-alvo

Sempre batemos muito na tecla sobre a definição do público-alvo. Afinal, essa é uma das primeiras etapas, quando o assunto é qualquer estratégia, mas principalmente, o Canvas para eventos.

Por isso, o primeiro passo para aplicar este método é ter em mãos informações de quem é o público-alvo do evento em questão. 

Quais são seus interesses? O que preferem quando o assunto é evento? Do que não gostam? 

E assim, por diante…

Proposta de valor

Todo evento precisa ter uma proposta de valor muito clara, ou seja, como aquela produção irá solucionar as dores e os problemas dos participantes? 

A resposta é a proposta de valor!

Nesta segunda etapa, é preciso pensar com clareza e definir a proposta de valor do evento para que o participante enxergue que, de fato, o valor que o evento irá agregar em sua vida é maior que o preço do ingresso.

Canais

O terceiro bloco da metodologia Canvas para eventos é a definição de quais canais serão utilizados para chegar até sua audiência.

Lembra do primeiro bloco? Onde abordamos sobre o público-alvo?

Caso já tenha traçado, aqui é onde encaixa estabelecer quais canais a sua audiência utiliza para que seus esforços sejam mais assertivos.

Além disso, é preciso ter em mente que cada rede social tem a sua própria linguagem, e elas devem ser respeitadas para que as estratégias surtam efeito.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede mais “séria” voltada para o ambiente corporativo.

Já o Instagram é algo mais descontraído, onde os formatos são variados como: imagem, reels e vídeo.

Relacionamento

Após cuidar da atração do público pelos canais escolhidos, é preciso interagir com essas pessoas para que a vontade de participar do seu evento seja ainda mais forte.

Isso fará com que muitos participantes se tornem — voluntariamente — promotores ativos do seu evento, aumentando assim seus resultados.

Para gerar e fortalecer esse relacionamento, você tem algumas alternativas no digital, como, por exemplo, enviar e-mails ou mensagens em grupos de WhatsApp, ou telegram.

Fontes de receita

Definir quais serão as fontes de receita do seu evento é fundamental para aumentar o seu lucro.

A pergunta é: quais as formas que você irá utilizar para ganhar dinheiro em seu evento?

Patrocínio? Venda de ingressos? Venda em estandes no dia da produção? 

Além de determinar quais serão as fontes de receita, é preciso pensar muito bem no quanto os participantes estão dispostos a pagar. 

Lembre-se que o valor deve ser maior que o preço.

Você também pode se interessar: Controle financeiro: o que é e como aplicar em seu evento.

Recursos-chave

Esse bloco da metodologia Canvas para eventos é onde será preciso listar todos os recursos-chave que não podem faltar em todas as etapas de um evento.

Reflita quais itens não podem faltar, como: equipamentos, local, ferramentas, tecnologia e até mesmo os convidados.

Atividades-chave

No bloco das atividades-chave é preciso listar todas as atividades fundamentais para que o evento saia como planejado.

Portanto, limpeza, segurança, recepção, brindes, entre outros, são algumas das atividades que não podem faltar.

Leia também: Eventos híbridos: o que são, quais os tipos e como organizar (2022)

Parcerias-chave

Liste quais são os profissionais que não podem faltar para que a produção aconteça.

Aqui entram fornecedores, prestadores de serviços e patrocinadores.

Além de saber exatamente quem são as pessoas responsáveis pelo sucesso de seu evento, considere colocar neste bloco também o custo-benefício de cada um.

Assim, será possível identificar quais parcerias realmente valem o investimento.

Estrutura de custos

Por último, mas não menos importante, é o bloco dos custos da produção.

Ou seja, após o preenchimento de todos os outros passos, o organizador/produtor conseguirá uma visão macro de tudo o que, de fato, é relevante para o evento em questão.

É preciso definir as prioridades, e assim, investir em itens que valem a pena.

Quais os benefícios de investir no Canvas para eventos?

O investimento na metodologia Canvas possui inúmeras vantagens para qualquer negócio, ou neste caso, para qualquer evento.

Ele é uma peça-chave para organizar todo o projeto, auxiliando — e muito — na parte da pré-produção, de planejamento.

Além disso, como citamos, é uma ferramenta colaborativa, ou seja, toda a equipe tem a oportunidade de participar ativamente, além de todos ficarem na mesma página.

Outro ponto importante, é que esta metodologia estimula a criatividade e assim, é possível surgir novas estratégias para melhorar ainda mais as próximas edições.

Leia também: Marketing promocional para eventos: o que é, para que serve e passo a passo de como fazer!

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Leia o nosso artigo: 7 motivos para trazer o seu evento para o MI.

E aí, preparado para criar o seu Canvas para eventos?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre o Canvas para eventos, e que você consiga desenvolver o seu e conquistar ainda mais resultados!

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos todo mundo.

Como abordamos diversos tópicos ao longo deste conteúdo, confira abaixo os assuntos que falamos:

  • O que é a metodologia Canvas?
  • O que é o Canvas para eventos?
  • Canvas para eventos: como funciona?
  • Quais os benefícios de investir no Canvas para eventos?

Além disso, leia outros conteúdos para alavancar suas próximas edições:

Até a próxima!

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